Início » Internado na psiquiatria por matar avó materna

Internado na psiquiatria por matar avó materna

Por Benjamim Wilson

Um jovem que padece de anomalia psíquica acaba de ser internado no Hospital Psiquiátrico de Infulene, na cidade de Maputo, por ter matado a avó. Trata-se de uma decisão que não é comum ser tomada pela justiça, que mandou internar na psiquiatria o arguido que cometeu o crime de homicídio agravado, ao invés de cumprir a pena num estabelecimento penitenciário.

À luz do processo-comum, número 01/2026-A, apreciado na Décima Secção Criminal do Tribunal Judicial da Cidade de Maputo, o caso resulta de uma acusação deduzida pelo Ministério Público, contra o jovem Edgar Zacarias, de 31 anos, que “esganou” a avó até perder a vida. O crime foi cometido na tarde de 20 de Setembro de 2024, na residência da vítima, situada no bairro de Laulane.

ATAQUE

A vítima, de 65 anos, natural do distrito do Lago, no Niassa, encontrava-se na respectiva residência, na companhia da filha, por sinal mãe do agressor, quando aconteceu o crime. O incidente teria ocorrido durante um ataque de surto psicótico, conforme vem descrito, tendo o neto começado por arrombar a porta do quarto da vítima.

De seguida, com muita força empurrou a avó, a projectou inicialmente contra a cama e, em acto contínuo, arremessou a vítima para o soalho. Precisamente às 16.30 horas, encontrando-se ainda consciente, a vítima conseguiu efectuar uma chamada telefónica para uma parente, para comunicar que estava a ser espancada pelo neto.

Cerca de 20 a 25 minutos depois de ter efectuado a chamada, um parente chegou ao local, tendo encontrado a vítima estatelada no chão, inconsciente, mas sobressaltando inchaço no corpo. Como aspecto curioso, mas de arrepiante detalhe, vem descrito que, no momento que as primeiras pessoas se aproximaram para prestar auxílio à vítima, o neto agressor permanecia sentado, impávido e sereno, enquanto a avó, lânguida, soçobrava no soalho.

Segundo refere a sentença, o neto manteve-se calmo, em silêncio e sem demonstrar algum tipo de preocupação com o estado da vítima. A avó ainda foi transportada para o Hospital Central de Maputo, onde veio a ser declarado o óbito.

ANOMALIA PSÍQUICA

O exame tanatológico realizado concluiu que a morte da vítima teve causa violenta, com requintes de desígnio homicida, resultando num traumatismo crânio encefálico grave, com contusão e lesão no centros nervosos superiores. Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana