A Agência Nacional de Energia Atómica (ANEA) passa a integrar a equipa do Centro Nacional Operativo de Emergência (CENOE) do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD) para a disseminação de informação sobre a prevenção e redução de desastres no país.
A informação foi tornada pública, hoje, na cidade de Maputo, num encontro entre as duas instituições, cujo objectivo era partilha de experiências e conhecimentos sobre as medidas de mitigação de desastres não naturais, sobretudo provocadas nas empresas de mineração.
Ana Cristina, directora do CENOE, disse que a integração da ANAE vai aumentar a capacidade do INGD na prevenção e resposta às situações de emergências causadas por acidentes radiológicos.
Por sua vez, Moniz Zuca, director geral do ANEA, disse que é uma valia a sua instituição fazer parte da equipa do CENOE, visto que detém conhecimento técnico e científico sobre a energia atómica, as possíveis emergências, os locais onde estão as fontes, que podem culminar em uma emergência radiológica. Estes elementos estarão inseridos dentro do sistema nacional de resposta e emergência.
155