Início » Inspecção do trabalho suspende 25 empresas

Inspecção do trabalho suspende 25 empresas

Por admin

A Inspecção Geral do Trabalho (IGT) suspendeu 25 empresas surpreendidas, em Novembro último, a exercer ilegalmente actividades laborais na província Zambézia.

Durante as inspecções foram interpeladas 16 empresas devedoras que detinham, ilegalmente, aproximadamente 215 mil meticais descontados dos salários dos trabalhadores, mas que não tinham sido canalizados ao Instituto Nacional de Segurança Social (INSS).

No que tange as dívidas para com o INSS, a Direcção Provincial do Trabalho da Zambézia está a adoptar uma estratégia para desactivar um esquema usado por algumas empresas quando são sancionadas pela Inspecção-Geral do Trabalho (IGT), que passa por processar judicialmente as empresas devedoras.
O MITRAB explica que algumas empresas quando são notificadas para amortizar as dívidas ou mesmo sancionadas mudam de instalações.
Este fenómeno não só se verifica na Zambézia, mas também noutras províncias daí que as autoridades da administração laboral decidiram agir, nos termos da lei, para desencorajar a prática que concorre para o não cumprimento das metas estabelecidas pelo sector.

Idnórcio Muchanga

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana