Home Nacional INQUÉRITO: Como evitar doenças típicas do Inverno?

INQUÉRITO: Como evitar doenças típicas do Inverno?

por Idnórcio Muchanga

Constipação e bronquites são algumas das doenças muito frequentes no Inverno. domingo saiu à rua para ouvir dos cidadãos quais as medidas que têm tomado para evitarem este tipo de patologias.

Tomo ervas

‒Rogério Matavel, funcionário público

Para me prevenir das doenças do Inverno, designadamente, a constipação, tenho tomado com regularidade chá de camomila, erva cidreira, limão e consumo muita fruta. Quando não faço isso, bebo água morna. Das vezes que fiquei constipado, tomei ervas… fiz tratamento caseiro, sem me deslocar ao hospital.

Preparo xarope caseiro

‒Teresa Nhachengo, funcionária

Neste período de Inverno tenho andado agasalhada. Quando fiquei constipada fui à farmácia comprar os medicamentos, mas não tiveram nenhum efeito. Da outra vez, ao invés de ir à farmácia, preparei um xarope caseiro feito de mel e limão. Parecendo que não, estes tratamentos caseiros têm ajudado bastante nesta época.

Vestir-me de camisola tem sido a solução

‒Gina Alberto, funcionária

Nas manhãs e no fim do dia tenho colocado camisola para evitar contrair gripes; obrigo as crianças a vestirem-se de camisolas e faço o mesmo, para nos protegermos do frio. A última vez que fiquei constipada preparei um xarope caseiro feito de limão e gengibre.

Evito saídas nocturnas

‒Zefanias Mazive, pastor

Logicamente que quando o Inverno bate a porta temos de nos prevenir colocando camisolas e evitar saídas nocturnas. É preciso também proteger as crianças. É sempre melhor antes de a gripe piorar medicarmo-nos. A prevenção continua a ser a melhor opção.

Não consumo líquidos gelados

‒Antonino Grachane, director nacional de Infra-estrutura no MINEDH.

Para evitar as doenças respiratórias é necessário evitar longas exposições ao ar-condicionado e procurar agasalhar-se. Há pessoas que não usam camisolas por acreditarem que por serem jovens aguentam o frio, mas isso é prejudicial à saúde. Também é preciso evitar líquidos bastante gelados. 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana