Início » Inquérito sobre riscos trouxe mais pessoas ao tratamento anti-SIDA

Inquérito sobre riscos trouxe mais pessoas ao tratamento anti-SIDA

Por Idnórcio Muchanga
  • sublinha Eduardo Samo Gudo, avaliando os resultados do inquérito sobre HIV/SIDA recentemente terminado no país

Moçambique acaba de terminar o Inquérito Nacional de Prevalência, Riscos Comportamentais e Informação sobre o HIV e SIDA (INSIDA). O último trabalho desta natureza foi realizado em 2015.

Em entrevista ao domingo, Eduardo Samo Gudo, director geral adjunto do Instituto Nacional de Saúde, faz um balanço positivo do processo, visto que foi possível recolher dados em todas as 312 áreas de enumeração que tinham sido seleccionadas para o inquérito.

O nosso entrevistado refere que os níveis de adesão estão acima dos 80% e dentro dos intervalos recomendados para inquéritos desta natureza.

Segue, em discurso directo, a entrevista que o director geral adjunto do Instituto Nacional de Saúde concedeu ao domingo.

Moçambique terminou recentemente o Inquérito Nacional de Prevalência, Riscos Comportamentais e Informação sobre o HIV e SIDA (INSIDA). Pode-nos dizer, em linhas gerais, o que norteou a sua realização?

O INSIDA é um inquérito comunitário com base em agregados familiares que tem como objectivo avaliar a prevalência do HIV no país, o impacto das intervenções de prevenção, tratamento e cuidados do HIV/ SIDA, bem como os conhecimentos e comportamentos que os moçambicanos têm em relação à prevenção, transmissão e tratamento. Leia mais…

TEXTO DE BENTO VENÂNCIO
bento.venancio@snoticicas.co.mz

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana