Início » INQUÉRITO: Como proceder em caso de terramoto?

INQUÉRITO: Como proceder em caso de terramoto?

Por Idnórcio Muchanga

Os terramotos são tremores que se manifestam na camada superficial da terra. Em caso de ocorrência, há uma série de cuidados a ter em conta. Para quem estiver em edifícios altos, sobretudo nos andares superiores, aconselha-se a não se precipitar escadas abaixo; a não recorrer aos elevadores. O ideal é abrigar-se no vão de uma porta interior, nos cantos das salas ou debaixo de uma mesa ou cama, afastado de janelas e espelhos e de candeeiros pendurados, entre outros móveis ou objectos.

Se estiver na rua, o conselho é que se dirija a um local aberto, com calma e serenidade, longe do mar ou cursos de água. Mas é preciso manter-se afastado dos edifícios (sobretudo dos mais degradados, altos ou isolados), bem como dos postes de electricidade.

Preocupado com o seus estimados leitores, o domingo saiu à rua para medir os seus conhecimentos em torno de cuidados a ter em caso de ocorrência de um terramoto. As respostas vêm em seguida.

Desligar todos os aparelhos de casa

‒ Lourenço Matavel, trabalhador

No caso de ocorrência de um tremor de terra e estando dentro de casa, devemos desligar todos os aparelhos electrónicos para evitar curto-circuitos e devemos nos manter longe dos mesmos.

Caso ocorra estando na rua, o seguro é procurar por um sítio com protecção para nos albergarmos. Mas não podemos ficar debaixo de uma árvore ou de cabos eléctricos.

Evacuar os prédios

‒ Joana Stela, trabalhadora

Pelo que sei, quando ocorre um terramoto, os prédios devem ser evacuados. Mas, estando na rua, as pessoas devem procurar lugares seguros e longe de cabos eléctricos, pois podem criar um curto-circuito.

Não sei o que se deve fazer

‒ Hosdar Custódio, trabalhador

Confesso que, quando ocorre um terramoto, não sei o que se deve fazer, sobretudo se estiver na estrada. Mas caso esteja dentro de casa, penso que devemos ir à rua, pois corremos perigo. Por exemplo, o tecto pode desabar, ou algum objecto cair por cima de nós e causar ferimentos.

Seguro é ficar em lugares abertos

‒ Celeste Macucule, estudante

Uma das medidas imediatas que devemos tomar diante de um terramoto é procurar estar num lugar aberto e longe de circunstâncias que periguem a nossa vida.

Se estivermos num prédio devemos descer imediatamente porque estamos expostos a diferentes situações de risco. Na rua, devemos nos afastar de postes de corrente eléctrica e nos albergarmos em lugares distantes do ponto de origem do terramoto.

 

 

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana