Nacional

Inhambane realiza conferência de investidores

O Governo de Inhambane realizará conferência de investidores na perspectiva de conquistar interesses para a exploração dos cerca de mil hectares de terra arável abrangidos pelo projecto de irrigação do Vale do Save no distrito de Govuro, norte da província.

Nesta conferência serão, igualmente, discutidos modelos de exploração daquela área onde está em construção um sistema de irrigação que deverá ser entregue ao Governo da província até Junho próximo.

De acordo com o Chefe dos Serviços Provinciais de Agricultura em Inhambane, Manuel Sahale, a realização da conferência de investidores tem como outro objectivo preparar o arranque da produção na próxima safra agrícola.

Ainda de acordo com Sahale, o projecto de Chimunda não pode ser mais um, deverá corresponder às expectativas do Governo da província no que tange ao aumento da produção e da produtividade, sendo o arroz, hortícolas e cereais as principais culturas.

Prevê-se que com o arranque do projecto de Chimunda, os níveis de produção agrícola na província de Inhambane se elevem dos actuais dois milhões para cerca de três milhões de toneladas de produtos diversos.

A fonte fez saber ainda que dos mil hectares disponíveis, apenas novecentos serão para a actividade agrícola, enquanto os cem foram abrangidos por canais de irrigação e outras infra-estruturas que estão a ser erguidas no âmbito deste empreendimento.

A produção que sairá do Regadio de Chimunda não só servirá para o consumo interno como também será exportada para alguns países de África, Europa e Ásia.

Texto de Aminosse Moisés

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo