Início » Inhaca já tem Barco-ambulância

Inhaca já tem Barco-ambulância

Por admin

O governo da cidade de Maputo entregou, semana passada, à população do distrito Municipal de KaNyaka, um barco-ambulância que vai permitir uma rápida e segura evacuação de doentes graves para os hospitais de referência do lado do continente.

O barco-ambulância, que foi batizado com o nome de Nkalane, filho de Nhaca, tem capacidade de evacuar até dez pacientes, nos dias de boa temperatura, e em situações de mau tempo a lotação é de seis doentes.

O barco-ambulância é gratuito, deverá servir exclusivamente para doentes observados no Centro de Saúde de Ilha de Inhaca e em estado de gravidade, chegados ao continente, os mesmos serão encaminhados para o Hospital Geral de Mavalane. No entanto, dependendo do tipo de patologia, poderão ser encaminhados para outros hospitais de referência.

No acto de transferência através do barco-ambulância, os doentes terão acompanhamento de um enfermeiro que vai prestar assistência necessária durante o período de navegação, dependendo do tipo de enfermidade, enquanto o Hospital Geral de Mavalane mobiliza uma ambulância até à ponte cais para a evacuação do paciente.

Espera-se que com esse trabalho reduza-se o número de mortes maternas e outras urgências na Medicina e no Banco de Socorro de Inhaca.

Avaliado em mais de 4 milhões de meticais, financiados com fundos do Orçamento do Estado, o barco-ambulância é composto por três macas para doentes, um kit de primeiros socorros, um extintor, treze coletes de salvação e duas boias circulares.

Segundo apurámos, a ambulância tem a velocidade máxima de 35 nós, com duração de uma hora de viagem de KaNyaka-Maputo e vice-versa. O custo de manutenção do barco será financiado pelo Governo da Cidade de Maputo e em caso de dificuldades as despesas serão arcadas pelo Hospital Geral de Mavalane.

 

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana