Internacional

CASO DA QUINTA DE PHALA PHALA: Cresce pressão sobre Cyril Ramaphosa

Está a crescer a pressão pública para que o Presidente da África do Sul esclareça as circunstâncias do incidente na quinta de Phala Phala, onde se supõe tenham sido roubados quatro milhões de dólares norte-americanos, alegadamente resultantes de actos de corrupção e lavagem de dinheiro.

A oposição pede já a demissão de Cyril Ramaphosa, mas o estadista sul-africano rejeitou essa pretensão.

O incidente mais recente aconteceu semana passada quando o Presidente sul-africano teve de ser escoltado para fora do Parlamento, após tumultos provocados pela esquerda radical na oposição.

Na ocasião, vários deputados do partido Economic Freedom Fighters (EFF), segundo maior partido da oposição na África do Sul, foram na sexta-feira expulsos e afastados à força pelos serviços de segurança de uma sessão do Parlamento em que iria intervir o Presidente.

O Chefe de Estado sul-africano deveria participar no debate sobre o orçamento da presidência que apresentou na quinta-feira, mas a sessão foi marcada por intermináveis pontos de ordem do EFF que culminaram na expulsão dos deputados da boina vermelha.

No início da sessão na Assembleia Nacional, na Cidade do Cabo, o partido de Julius Malema, antigo líder da ala da juventude do ANC, o partido no poder desde 1994, pediu vários pontos de ordem para impedir a intervenção do Chefe de Estado, referindo-se a Ramaphosa como “o branqueador de dinheiro”. Leia mais…

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo