Início » Imundície toma conta das antigas instalações do INAS

Imundície toma conta das antigas instalações do INAS

Por admin

O prédio 390 localizado na Rua Consiglier Pedroso, cidade de Maputo, está a libertar águas negras. Dentre vários constrangimentos, esta situação complica o funcionamento do Centro Social das antigas instalações do Instituto Nacional da Acção Social (INAS).

Tudo começou quando o tubo principal do prédio ficou soterrado e passou a não permitir o escoamento das águas para os esgotos.

As águas negras libertadas pelos esgotos transbordam pelo passeio e escorrem Rua Consiglier Pedroso abaixo, libertando um cheiro insuportável.

A proprietária do Centro Social de INAS, Fátima Fumo, falou das dificuldades que enfrenta para desenvolver as suas actividades naquele centro. “Como confecciono alimentos, preciso de um espaço limpo e adequado para servir com segurança os clientes. Actualmente, sou obrigada a limpar a sujidade sem esperar pela contribuição dos moradores do prédio”.

Afirmou que gastou cinco mil meticais para contratar uma empresa especializada em limpeza, e procurou pintar o vidro de vedação das antigas instalações do INAS para encobrir a sujidade de modo que os clientes não a vejam.

Mas, “para eliminar por completo o problema é preciso fazer-se um trabalho de raiz em todo o prédio, o que vai obrigar a retirada de todas as condutas para a colocação de outras novas”.

Contudo, segundo Jorge Mondlane, chefe de comissão do prédio 390, os moradores não querem contribuir, de forma alguma, para a contratação de uma empresa especializada em limpeza. Aliás, já foi identificada uma empresa que lhes cobrou cerca de 300 mil meticais para efectuar o trabalho completo.Entretanto, o chefe da comissão do prédio 390 disse que o Instituto Nacional de Acção Social prontificou-se a suportar as despesas de reposição das condutas do rés-do-chão e do primeiro andar. “O resto fica sob cargo da comissão dos moradores”.

 

Refira-se que o edifício contém seis pisos e quatro apartamentos em cada andar.

Idnórcio Muchanga/domingo

aly.muchanga@gmail.com

fotos de Carlos Uqueio

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana