Início » IGEPE visita HUAWEI Technologies na China

IGEPE visita HUAWEI Technologies na China

Por admin

O Presidente do Conselho de Administração (PCA) do Instituto de Gestão das Participações do Estado (IGEPE), Apolinário Panguene, efectuou uma viaja de trabalho à China, com vista a conhecer a empresa HUAWEI, cujo volume de negócios com as Empresas Participadas pelo Estado (TDM e Mcel) é de 58,8 milhões USD.

A visita de trabalho tinha como propósito a captação de sinergias para o reforço da capacidade das Empresas Participadas pelo Estado e alavancar a intervenção destas na área das Tecnologias de Informação e Comunicação, sendo que a empresa chinesa HUAWEI apresentou algumas alternativas para a modernização do negócio da TDM e da Mcel.

O contexto actual do mercado moçambicano é favorável para a exportação de soluções tecnológicas onde operadoras móveis e fixas podem combinar serviços, oferecendo pacotes de televisão, internet e telefone; uma experiência de sucesso que traz grandes vantagens na melhoria da qualidade e dos conteúdos televisivos, no aumento da banda larga, e na modernização de serviços.

 Na ocasião, o PCA do IGEPE, falou sobre o estágio do processo de convergência entre a TDM e a Mcel, recomendando a HUAWEI para que, em Maputo, fizesse apresentações de possíveis negócios neste sector de forma a tornar estas empresas mais funcionais e competitivas. Referiu ainda que a convergência entre a linha móvel e fixa trará vantagens significativas às empresas e aos clientes, sendo que a plataforma integrada e unificada de fibra óptica fortalecerá os serviços de voz, banda larga e dados. Por outro lado, apelou para busca de modelos de financiamento que pouco endividem o Estado moçambicano, obrigações sem garantias e nem dívidas soberanas.

A empresa HUAWEI comprometeu-se em providenciar propostas de financiamento de longo prazo, que pouparão recursos e alavancarão a estrutura financeira e de capital, fazendo com que as acções prioritárias tenham lugar a curto espaço. Reforçarão também a capacidade dos recursos humanos das empresas com formações profissionalizantes na área das telecomunicações de modo a acelerar o desenvolvimento da indústria de telecomunicações em Moçambique.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana