Nacional

Parceria Europa – África longe da sustentabilidade-Salimo Abdula

O Presidente da Confederação Económica da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CE-CPLP), Salimo Abula, considerou haver um longo percurso para se falar de parceria e sustentabilidade nas relações de negócios entre a Europa e África.

Salimo Abdula, que falava recentemente em Milão, Itália, durante a Expo, afirmou que para que a parceria seja efectiva é necessário, primeiro, “uma mudança de mentalidade”.

“Nas relações Europa-África predomina ainda a mentalidade de doador e beneficiário. Aos africanos em particular, urge a necessidade de mudar a mentalidade e abdicar da mão estendida, por um lado e, por outro, adoptarem cada vez melhores práticas de cooperação”, disse.

Salimo Abdula, que é igualmente presidente do conselho administrativo da Intelec Holdings e accionista da Vodacom Moçambique, frisou que a Europa tem conhecimento, tecnologia  e capacidade, enquanto África tem recursos naturais e gente.

“Há que procurar as complementaridades e avançar. O mundo está a mudar, temos um mercado global cada vez mais aberto e a olhar para África como terra de oportunidades,daí a necessidade de assumirmos esta relação como parceria e evitar a desconfiança”, afirmou.

No evento  em que participaram empresários que representam a Itália no Mundo e que estão interessados em consolidar uma presença forte e estável nas economias emergentes, bem como uma delegação de dez empresas portuguesas pertencentes à UE-CPLP (União dos Exportadores da CPLP), personalidades do mundo empresarial e autoridades diplomáticas da  CPLP em Itália, Salimo Abdula falou da importância de África no mercado mundial.

“Outros investidores começam a estar mais atentos e se aproveitam das oportunidades deixadas pelos que ainda vêm como desconfiança a relação entre a Europa e África”, disse.

Durante o evento, Simone Santi, presidente do conselho administrativo do grupo Leonardo, recebeu o título de delegado oficial da CE-CPLP na Itália, tomando em consideração que o mesmo “desde sempre investiu e acreditou no potencial das relações de negócios na  Comunidade de Países de Língua Portuguesa.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo