A Primeira-Dama da República, Gueta Chapo, será embaixadora da iniciativa “Mais que uma Mãe” da Fundação Merck, em reconhecimento do seu empenho nas causas sociais, sobretudo promoção da saúde e bem-estar das populações.
A designação da eposa do Presidente da República a este cargo visa o reforço da implementação das acções da agremiação no país nas áreas de saúde sexual e reprodutiva.
Esta informação foi avançada à imprensa moçambicana, nos Emirados Árabes Unidos, pela Presidente da Fundação Merck, Rasha Kelej, que falava em torno dos preparativos da VII Cimeira Internacional das Primeiras-damas Africanas e Asiáticas a arrancar hoje.
“Moçambique é um país muito importante para nós, e estamos ansiosos para estabelecer esta parceria e continuar o nosso trabalho com Sua Excelência, a Primeira-Dama de Moçambique. Ela será agora embaixadora da iniciativa Mais que uma Mãe, e irá trabalhar connosco de forma próxima para desenvolver a capacidade de saúde no país”, sublinhou Kelej.
De destacar que a iniciativa “Mais que uma Mãe ” é um movimento global focado no empoderamento de mulheres inférteis e sem filhos, especialmente na África, promovendo acesso à informação, educação, cuidados de fertilidade e mudança de mentalidade.
202