DesportoDestaque

MOÇAMBIQUE DEFRONTA ANGOLA: Confronto lusófono no Afrobasket feminino

A Selecção Nacional de Basquetebol Sénior Feminina defronta, às 18.00 horas de hoje, a sua congénere angolana, em desafio da segunda jornada do Grupo “B” do Afrobasket feminino, que se disputa desde ontem em Yaoundé.

Trata-se de um confronto entre duas das três selecções lusófonas, a par de Cabo Verde, que integra o Grupo “A”, juntamente com a anfitriã Camarões e Quénia. Até ao fecho da presente edição, Moçambique jogava com a bicampeã Nigéria, em partida da primeira jornada.

A equipa de todos nós disputa o campeonato africano da modalidade sem a sua principal estrela, Leia “Tanucha” Dongue. A ausência da poste foi justificada pelo seleccionador nacional, Nazir Salé, com a necessidade de a atleta entrosar-se no seu novo clube, o Araski, da Primeira Liga Espanhola, onde também milita a sua compatriota Tamara Seda. Entretanto, Seda juntou-se ao combinado nacional.

Mas há uma outra ausência de vulto, a base Onélia Mutombene, que conquistou a “dobradinha” juntamente com Tamara, em Angola, pelo 1.º de Agosto.

A delegação moçambicana partiu na tarde de quarta-feira para Adis Abeba (Etiópia), onde pernoitou, chegando ao palco da competição ao fim da manhã de quinta-feira. O seleccionador nacional, Nazir Salé, redefiniu a convocatória final, destacando-se as presenças, pela primeira vez, de Carla Pinto, Stefânia Chiziane, Vilma Covane e Sílvia Veloso, esta última a mais nova da equipa, com 21 anos.

O Afrobasket é disputado por 12 equipas, divididas em quatro grupos de três cada. Os primeiros classificados de cada série transitam para os quartos-de-final, enquanto os segundos e terceiros passam por um cruzamento de acesso aos quartos-de-final.

Eis a composição das quatro séries Grupo “A”: Camarões (anfitriã), Cabo Verde e Quénia; Grupo “B”: Nigéria (bicampeã), Angola e Moçambique; Grupo “C”: Senegal, Egipto e Guiné-Conacri; Grupo “D”: Mali, Costa do Marfim e Tunísia.

EQUIPA TÉCNICA – Nazir Salé (seleccionador nacional), Carlos Dezanove (treinador-adjunto), Nilton Manheira (treinador-adjunto), Hélio Manuel Lino (estatístico/scouting), Feliciano Chochele (roupeiro), Dalton Novela (fisioterapeuta), Fábio Costa (médico), Marta Monjane (coordenadora) e Amélia Cabral (chefe da missão).

ATLETAS: Dulce Mabjaia, Anabela Cossa e Sílvia Veloso (bases); Carla Pinto, Elizabeth Pereira, Estefânia Chiziane e Ingvild Mucauro (extremos); Deolinda Gimo, Odélia Mafanela, Cecília Henriques, Vilma Covane e Tamara Seda (postes).

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo