DestaqueNacional

50 juízes ameaçados por desconhecidos

  • Ameaças estendem-se aos familiares, sobretudo aos filhos

TEXTO DE ABIBO SELEMANE
ABIBO.SELEMANE@SNOTICIAS.CO.MZ

Juízes e magistrados do Ministério Público revelam preocupação face à onda crescente de assaltos, ameaças de morte e vandalização de infra-estruturas dos órgãos de justiça em todo o país, protagonizados por indivíduos desconhecidos.
Só no ano passado, a Associação Moçambicana de Juízes recebeu cerca de 50 denúncias de seus membros que sofreram vários tipos de ameaças, a maior parte das quais relacionadas com processos eleitorais, corrupção e, mais grave e preocupante, intimidações proferidas por indivíduos ligados aos terroristas que actuam em Cabo Delgado.
É um número que pode ter sido ultrapassado, uma vez que algumas vítimas preferem manter-se em silêncio por temerem represálias. Aliás, é que as ameaças continuam a ocorrer este ano.
A Associação Moçambicana dos Magistrados do Ministério Público vai mais longe ao afirmar que, às vezes, as ameaças são igualmente direccionadas aos membros das suas famílias, sobretudo aos filhos.
Alguns juízes e magistrados relatam que inúmeras vezes solicitaram protecção da Polícia da República de Moçambique (PRM), sem sucesso. A resposta dada pelos comandos provinciais ou distritais foi sempre a mesma: “não há efectivo”. Leia mais…

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo