Início » Graduado segundo grupo de licenciados em agricultura

Graduado segundo grupo de licenciados em agricultura

Por admin

A Escola Superior de Desenvolvimento Rural de Vilankulo da Universidade Eduardo Mondlane, graduou última sexta-feira dia 21 de Junho deste ano, o segundo grupo de licenciados em diversas

 áreas ligadas a agricultura.

São 222, duzentos, vinte e dois lienciados dos quais, trinta e cinco (35) em produção agrícola, trinta e nove(39) em produção animal, trinta (30) licenciados em agro-processamento, trinta e dois (32) em engenharia rural, cinquenta e três (53) em economia agrária e trinta e três (33) licenciados em comunicação e extenção rural.

Trata-se do primeiro grupo de graduados no período de quatro anos, pela Escola Superior de Desenvolvimento Rural de Vilankulo e o director deste estabelecimento de ensino, disse  na cerimónia de graduação que o tempo de permanencia na busca de conhecimentos foi suficiente o que significa que os licenciados tiveram espaço para uma boa aprendizagem.

Na sua intervenção Simião Balane, advertiu aos graduados no sentido de não se deixar levar com os títulos que “a partir de hoje serão atribuidos como técnicos superior, o importante é demonstrar os conhecimentos adquiridos durante os quatro anos de formação académica”.

Acrescentou que os conhecimentos devem servir para a redução da pobreza, fome e aumentar a produtividades como forma de garantir o desenvolvimento sustentável do país.

Indicou que o país é detentor de vários recursos e como se sabe, a agricultura é a base para o desenvolvimento dai que, os graduados têm uma grande responsabilidade sobretudo nas comunidades rurais onde a actividade agrícola faz-se em grande escala de forma ainda rudimentar.

Entretanto, os graduados assumiram em mensagem apresentada na cerimónia que, tudo farão para dignificar os diplomas que receberam. “Estamos conscientes das dificuldades mas o nosso desafio é transformá-las em sucessos da mesma maneira que conseguimos transformar os obstáculos que encontramos durante a formação e hoje estamos a colher  resultados ao receber os nossos certificados ”referiram.

Na mesma mensagem os técnicos superiores, assumiram que serão verdadeiros promotores de desenvolvimento sustentável nos vários distritos do país.

Não obstante, os graduados pediram ao  governo moçambicano, empresários, instituições bancárias, organizações a diversos níveis no sentido de garantir acolheimento no emprego ou ajudar em creditos para iniciativas empreendedoras.

O Reitor da Universidade Eduardo Mondlane, Orlando Quilambo, disse que o desafio daquela instituição é formar quadros a altura de transformar os recursos que o país tem em riqueza.

Particularmente a Escola superior de Desenvolvimento Rural, foi criada tendo em conta as necessidades do país na área da agricultura e os graduados devem ter orgulho em trabalhar nas zonas de produção como forma de valorizar os conhecimentos adquiridos durante a formação.

Os mais de duzentos graduados última sexta-feira são provenientes de várias províncias dos país.

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana