Nacional

Governo prepara abordagem integrada da comercialização agrícola

O governo prepara-se para implementar uma Estratégia Integrada de Comercialização Agrícola no período 2013/2020 cuja elaboração está em curso tendo como referência

de base um documento semelhante para o desenvolvimento do sector agrário e o Plano quinquenal do Governo 2010/2014. O facto foi tornado público pelo Primeiro-ministro, Alberto Vaquina, durante a Sessão de Perguntas ao Governo no Parlamento onde a maioria das questões formuladas pelas três bancadas parlamentares nomeadamente a Frelimo, Renamo e o MDM incidiram em torno de assuntos ligados a comercialização, educação, saúde e outros de cariz social, relacionados intrínsecamente com a problemática da pobreza.  

Segundo revelou o Primeiro-ministro (PM), Alberto Vaquina, a referida estratégia prevê um conjunto de acções estratégicas nos domínios de infra-estruturas de suporte à comercialização, promoção da agro-industria, financiamento à comercialização agrícola, intervenção do Estado na comercialização agrícola, promoção da descentralização e participação inclusiva na comercialização agrícola e promoção das exportações.

A questão da comercialização foi uma das questões colocadas ao Governo pela bancada da Frelimo tendo o PM anunciado que já está em implementação o plano de construção e reabilitação de silos e armazéns com capacidade total de 189.000 toneladas até ao final de 2014.

A perspectiva é aumentar a capacidade de armazenamento de cereais a nível nacional, de modo a promover a comercialização agrícola e também fazer face às necessidades de reservas físicas de cereais para a segurança alimentar, assim como garantir o aprovisionamento de matérias-primas para as agro-indústrias que estão a ser instaladas.

Do ponto de vista de localização geográfica Vaquina disse que os referidos silos estão a ser construídos nas províncias de Sofala, Tete, Zambézia, Nampula, Cabo Delgado e Niassa. A comercialização é parte de intervenção do Governo em toda a cadeia de valor, que inclui, com a mesma importância, o agro-processamento.

A propósito do agro-processamento, convém referir que, para além do agro-processamento industrial, estão em curso acções com vista à divulgação de técnicas domésticas de conservação de alimentos, com vista à melhoria da disponibilidade de alimentos, em quantidade e qualidade. Decorrem, igualmente, acções de educação nutricional, como parte da implementação da estratégia de combate à malnutrição, apontou Vaquina. 

Alias, ainda no presente Quinquénio o governo garante que será construída uma fabrica de processamento de milho e ração animal em Ulónguè, província de Tete; uma fabrica de processamento de arroz em Namacurra, na Zambézia; e uma de descaroçamento de algodão no Guro, Manica, todas elas com inicio de operações previstas para o primeiro trimestre de 2013.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo