DestaqueReportagem

EDM passou por momentos difíceis

– Marcelino Gildo Alberto, PCA da Electricidade de Moçambique, faz a radiografia actual da empresa, 45 anos após a sua fundação

A Electricidade de Moçambique (EDM) completa, em Agosto próximo, 45 anos de existência, pretexto para uma conversa com o respectivo Presidente do Conselho de Administração (PCA), Marcelino Gildo Alberto.

O nosso entrevistado não foge dos desafios da empresa, enfrenta-os de frente. Sublinha que a EDM viveu momentos difíceis e, apesar do impacto negativo que estes factos provocaram e têm provocado ao desempenho da empresa, nunca parou de cumprir com a sua missão de fornecer energia de qualidade a todos os moçambicanos.

Disse que a ambição da empresa é ligar, em média, 300 mil novos clientes por ano.

Acompanhe a entrevista em discurso directo.

A Electricidade de Moçambique (EDM) foi criada a 27 de Agosto de 1977. Completa em Agosto 45 anos de existência. Como avalia o percurso da empresa?

Desde a sua criação, a EDM passou por momentos difíceis, sendo a sua actividade condicionada por momentos de extrema adversidade, como seja nos períodos de instabilidade político-social, desastres naturais e, mais recentemente, a covid-19.

Apesar do impacto negativo que estes factos provocaram e têm provocado ao desempenho da empresa, nunca parámos de cumprir com a nossa missão de fornecer energia de qualidade a todos os moçambicanos. Portanto, não parámos de electrificar, porque conhecemos a força e o potencial da energia para transformar e modernizar o nosso país.

Não nos devemos esquecer que quando herdámos os Serviços Municipalizados de Água e Electricidade (SMAE), em 1977, apenas 15 distritos estavam ligados à Rede Eléctrica Nacional. Em 2018, concluímos o Plano de Electrificação das 154 sedes distritais e, hoje, estamos focados em levar energia a todas as sedes dos postos administrativos, até 2024. Leia mais…

TEXTO DE BENTO VENÂNCIO
bento.venancio@snoticicas.co.mz

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo