Início » Governo disponibiliza 427 toneladas de alimentos

Governo disponibiliza 427 toneladas de alimentos

Por admin

O Governo central, através do Instituto Nacional de Gestão das Calamidades (INGC), disponibilizou 427 toneladas de produtos alimentares para apoiar famílias afectadas pela seca que desde finais do ano passado assola a província de Manica.

Precisamente 11756 famílias (o correspondente a 587.835 pessoas) estão afectadas pela estiagem e desde número 113 mil pessoas atravessam grave problema de insegurança alimentar, necessitando de ajuda alimentar urgente.  

Em Manica, extensas áreas cultivadas são dadas como perdidas devido a seca que deixou famílias em situação de fome e de extrema pobreza. O chefe do departamento técnico no Instituto Nacional de Gestão das Calamidades na província, Vernito Gonga, disse ao domingo que algumas famílias estão já a beneficiar de apoio que começou em finais do passado mês de Janeiro.

Até este momento, mais de 12 mil pessoas receberam ajuda alimentar, das quais 6 790 foram abrangidas pelo processo de distribuição realizado no passado mês de Marco que abrangeu os distritos de Macossa (4 725 beneficiários), Báruè (1 525), Vanduzi e Gondola com um total de 150 beneficiários.

O apoio também abrange as 490 pessoas deslocaram-se de Maríngue, província de Sofala,  para Báruè, em Manica, a procura de condições para produção agrícola. Os deslocados foram acolhidas pelo Governo num centro aberto no povoado de Inhazónia, onde também recebem ajuda alimentar enquanto as estruturas locais identificam zonas para construção de habitações.

Segundo Vernito Gonga, o Governo está a distribuir farinha de milho, óleo alimentar, feijão, sal, entre outros produtos essenciais para atender aos necessitados.

O nosso entrevistado técnico explicou que neste mês de Abril serão atendidas famílias dos distritos de Tambara, Machaze e Guro. No distrito de Tambara estão arroladas 1600 pessoas, Guro (1800) e Machaze com dois mil cidadãos a braços com a crise alimentar.

Disse ainda que devido a falta de meios para cobrir a todos necessitados, mais famílias aguardam por apoio que deverá ser prestado nos próximos dias com a previsível chegada de mais produtos.

Explicou que em toda província, os distritos de Macossa e Machaze continuam a inspirar maiores cuidados em virtude de a maior parte da população estar a alimentar-se a base de frutos silvestres e raízes de tubérculos.

Vernito Gonga descreveu o cenário como sendo desolador e apelou a população se envolver no lançamento da semente da segunda época da presente campanha agrícola, privilegiando culturas tolerantes a seca, tais como a mandioca, batata-doce, entre outras e aproveitando as margens dos principais rios existentes da província.

Domingos Boaventura

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana