O Ministério da Juventude e Desporto (MJD) lançou recentemente, em Maputo, o programa “Sexta Jovem”, uma plataforma permanente que visa fazer com que os jovens, a cada uma sexta-feira do
mês, debatam sobre vários assuntos que ocorrem no país, bem como à volta dos problemas que, particularmente, enfrentam no quotidiano.
O Ministro da Juventude e Desporto, Fernando Sumbana, avançou que a sexta-feira passa, então, a ser considerado um dia especial para a juventude moçambicana. “É o dia da decisão. Será neste programa que o Governo irá ouvir os anseios dos jovens e tomar decisões” disse Fernando Sumbana.
Adiante o ministro destacou o facto de o lançamento deste programa coincidir com o momento de tensão que o país vive, concretamente no posto administrativo de Muxúguè, na província de Sofala. Com efeito, “pretende-se unir a juventude de todo o país para discutir diferentes ideias sobre a preservação da paz”, esclareceu.E, como ponto de partida, foi debatido no dia do lançamento do programa, no auditório do Ministério da Juventude e Desporto, o tema “Desafios da Juventude na Preservação da Paz e Consolidação da Unidade Nacional”.
O orador do debate, Patrício José, Reitor do Instituto Superior de Relações Internacionais (ISRI), louvou a iniciativa, considerando que os jovens precisam de se unir; valorizar a independência do país e a moçambicanidade.
Para ele, “o papel do jovem é de promover a cultura da paz, e reforçou que, temos que usar esse recurso para conseguirmos alcançar o objectivo de ver um país desenvolvido e sem guerra”, disse o reitor.
Na ocasião, os jovens aplaudiram a criação do programa e, de acordo com eles, o mesmo irá auxiliar a resolver problemas que os afectam, especialmente no que se refere ao emprego, à educação, habitação e falta de crédito e ao transporte, entre outros.