Início » Governo assiste onze mil idosos no país

Governo assiste onze mil idosos no país

Por admin

O Governo moçambicano encontra-se a assistir presentemente cerca de 11mil pessoas idosas nos seus centros comunitários, dos quais 6 mil se encontram nos Centros Comunitários Fechados.

De acordo com o Director Nacional da Mulher e Acção Social, Miguel Maússe, as acusações de feitiçaria e a falta de condições financeiras continuam sendo os argumentos para o abandono deste grupo por parte dos familiares.

Entretanto, ao nível nacional, Inhambane, Sofala, Manica e Zambeze são consideradas as províncias com maior registo de casos de abandono de idosos.

Em paralelo o Governo está a assistir cerca de 200 mil agregados familiares.

“Neste momento 257 mil agregados familiares, encontram-se sob assistência do Governo. Este número representa cerca de 93 por cento do subsídio social básico que é o programa de transferências monetárias para pessoas idosas”, referiu o Director Nacional da Mulher e Acção Social.

Refira-se que o subsídio social básico mínimo auferido pelos pensionistas é actualmente de 200 meticais, valor esse que pode aumentar até 500 meticais para um agregado de cinco pessoas.

Dados do último Censo nacional de 2007 indicam que o país possui um universo de 1.144.938 idosos, dos quais 707.576 são de sexo feminino e 437.362 do masculino, o correspondente a um universo de cerca de seis por cento da população total.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana