Nacional

GE Oil & Gas disponibiliza 50 mil dólares

A GE Oil & Gas deu início semana passada em Moçambique à formação de cerca de 30 gestores de médio ao mais alto nível no sector privado como público. O investimento é de 50 mil dólares, sendo o primeiro deste tipo em África, juntando-se aos 250 mil dólares já investidos em bolsas de estudo na Universidade Eduardo Mondlane, em 2014.

A formação é feita com base na selecção de cursos que fazem parte do programa de 10 anos da GE Oil & Gas da Universidade de Florença, na Itália. Desta feita foram seleccionados cursos de petróleo e gás; gestão da cadeia valor, exploração, produção e desenvolvimento de combustíveis hidrocarbonados, bem como gás natural liquefeito e gás-para-líquido.

Falando na cerimónia de abertura do programa, Marco Caccavale, Presidente da GE Oil & Gas para África Subsariana, disse que a “GE está comprometida com a parceria com Moçambique para apoiar e criar uma massa crítica para o desenvolvimento do país”.

Acrescentou que a preparação de pessoal profissional é a espinha dorsal de qualquer economia em crescimento. “Por isso estamos empenhados em ajudar a apoiar o desenvolvimento de um gasoduto de mão-de-obra local talentoso especificamente na indústria de petróleo e gás”, ressalvou.

Salientou que as oportunidades de crescimento só podem ser realizadas se Moçambique continuar a construir e apoiar o crescimento de sua própria força de trabalho qualificada.

Recorde-se que no ano passado, a quele organização internacional recebeu a antiga ministra moçambicana dos Recursos Minerais, Esperança Bias; o Presidente do Conselho de Administração do Instituto Nacional de Petróleo, Arsénio Mabote e Paulino Gregório, da Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH) e Conselheiro na área de  Oil & Gas Universidade de Florença, Itália. A visita solidificou os interesses comuns e compromissos tanto do Governo de Moçambique como da GE sobre a necessidade de colaboração, partilha de conhecimentos e construção de habilidades do sector através do contínuo investimento em capital humano.

O Secretário Permanente do Ministério dos Recursos Minerais e Energia, Alfredo Vasco Nogueira, elogiou os esforços da organização na promoção de habilidades essenciais no sector de petróleo e gás em Moçambique.

Disse que este plano vai de acordo com a estratégia de formação do Ministério, aprovada em 2010, e destinada a formar moçambicanos em áreas profissionais dentro do sector de petróleo e gás.

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo