Início » GAZA – Chuvas afastam espectro da fome nos camponeses em Chigubo

GAZA – Chuvas afastam espectro da fome nos camponeses em Chigubo

Por admin

O DISTRITO de Chigubo, norte da província de Gaza, viu finalmente desde a semana passada, afastado o espectro de uma eventual seca severa e consequente instalação de fome, naquele ponto do país, na sequência da recente vaga de chuvas ocorrida naquela região, relançando-se, deste modo, uma boa campanha agrícola.

Segundo o administrador distrital, Marcelo Nhampule, entrevistado pela nossa Reportagem, o ambiente que actualmente se vive é de muita esperança e de entrega abnegada ao trabalho para se garantir o sucesso da presente safra. 

O cenário da falta de chuvas que se arrastou desde Fevereiro a Setembro já estava a criar uma grande movimentação das populações levando consigo o seu gado, à procura de zonas no interior de Chigubo com algumas condições de água para o consumo humano e para  os seus animais.

O recurso às águas dos rios Save e Limpopo, nos vizinhos distritos de Massangena e Mabalane, era outra alternativa encontrada para a salvação daqueles camponeses. A situação, segundo informações em nosso poder, estava igualmente a atingir a alimentação do gado bovino, caprino e ovino, devido à escassez de pastos para aqueles animais.

Outro cenário que já se desenhava, era da comercialização de animais de forma precipitada por recear a ocorrência de óbitos. Os camponeses temiam, de acordo com a nossa fonte, que com a prevalência desse cenário fossem obrigados a comercializar seus animais a preços nada favoráveis para os criadores.

De referir que a falta de chuvas, em Chigubo, obrigou ainda muitos camponeses a procurarem alimentos e água para os seus animais nos distritos da vizinha província de Inhambane, designadamente em Panda, Mabote e Funhalouro.

“Felizmente as chuvas de Setembro e as que caíram, semana finda, criaram um novo cenário de esperança para as nossas populações que, neste momento, estão apostadas em tirar vantagens destas novas condições climatéricas”, disse o administrador de Chigubo.

Contudo, a nossa fonte disse ser importantes que, nos próximos tempos, as precipitações voltem a registar-se, de forma a garantir-se um estado vegetativo das plantas.

Para garantir que a campanha agrícola seja coroada de êxito, segundo o administrador de Chigubo, 1.400 camponeses carentes receberam sementes em três feiras distintas realizadas no distrito.

Outra parte considerável de produtores de Chigubo, sem necessitarem, desta vez, de se deslocarem para as cidades de Chókwè e Xai-Xai, adquiriu nas referidas feiras diversas sementes nomeadamente de amendoim, mapira, ameixoeira, milho, abóbora e insumos agrícolas para as suas actividades.

Refira-se que, para fazer face à campanha agrícola ora iniciada, os camponeses de Chigubo estão a trabalhar numa área de pouco mais de 27 mil hectares, com uma previsão de colheita de mais de 37 mil toneladas de produtos diversos.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana