DestaqueNacional

Furo multifuncional alivia falta de água em Chicombulane 

A comunidade de Chicombulane, no distrito da Manhiça, província de Maputo, mostra-se satisfeita com o furo multifuncional aberto no âmbito do Projecto de Desenvolvimento de Cadeias de Valor nos Corredores de Maputo e Limpopo designado (Prosul), no valor de quase quatro milhões de Meticais.  

Actualmente, o projecto que está a ser implementado pelo Programa de Desenvolvimento Inclusivo de Cadeias Agro Alimentares (PROCAVA), beneficia 120 famílias da comunidade. Antes as pessoas percorriam cerca de quatro quilómetros à busca de água potável. 

Além do consumo humano, a água do furo é também usado para o  abeberamento do gado, lavagem de roupas e irrigação de hortícolas.  

Os beneficiários produzem culturas como repolho, cebola, couve, beterraba e alface, sendo que a colheita é  destinada ao autoconsumo e venda. 

Este furo ajuda-nos muito. Antes levávamos uma hora para acarretar água. Agora, temos tudo aqui perto e ainda temos as nossas hortas. Lavamos a roupa aqui e os nossos bois também bebem aqui”, anotou uma beneficiária de nome Angélica Eduardo. 

Esta informação foi partilhada esta tarde no âmbito da visita à Moçambique da vice – presidente do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola, Jyotsna Puri. 

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo