Início » Fome assola Mabote e Funhalouro

Fome assola Mabote e Funhalouro

Por admin

População de Mabote e Funhalouro no norte da província de Inhambane diz que a seca prolongada que está a fustigar aqueles dois distritos comprometeu a produção agrícola ocasionando desta feita bolsas de fome, fenómeno que poderá se agravar a partir dos próximos meses.

As poucas reservas já se esgotaram e a população começa a “caçar” frutos silvestres e tubérculos para a sua sobrevivência.

Com efeito, a população daqueles dois distritos lançou o grito de socorro ao governador de Inhambane, que semana passada trabalhou naquelas divisões administrativas no âmbito de acompanhamento das actividades do governo.

João Januário Nhari, residente da localidade de Maculuva, distrito de Mabote, disse num comício popular que, a chuva escasseia desde Setembro do ano passado, tendo prejudicado quase todas as culturas da primeira época.

Trabalhamos muito neste campanha, mas o nosso esforço foi água abaixo devido a falta de chuva” referiu João Nhari, acrescentando que 2015 pode ser um ano muito difícil para a população camponesa de Mabote.

O que tínhamos ”escondido”, usamos para a sementeira e outra parte serviu para o consumo, daí que, daqui em diante vamos iniciar um ciclo de sofrimento” , enfatizou  o ancião que arrancou aplausos dos presentes no comício orientado pelo governador de Inhambane em Maculuva distrito de Mabote.

Um outro interveniente disse, a castanha de caju seria a tábua de salvação, mas “os resultados da safra anterior, não foram satisfatórios, as poucas quantidades que tínhamos conseguido já vendemos e hoje não temos nada mesmo para o nosso próprio consumo no temperamento da comida”, indicou Manuel Zaqueu.

Também na localidade de Tome, distrito de Funhalouro, a mensagem transmitida ao governador de Inhambane foi a mesma. Na reunião popular, os residentes locais falaram da seca prolongada que afectou a região. António Mbanguine, disse não ter colhido nada da sua machamba devido a seca.  

Mais de dez hectares semeados de milho, amendoim e feijão nyemba não tiveram resultados satisfatórios e mesmo a mandioca não esta com um bom aspecto devido ao calor intenso que se faz sentir desde finais do ano passado.  

Nos distritos de Mabote e Funhalouro, todos localizados em zonas semi-áridas, só se pratica uma única época agrícola.  
Nos dois distritos, estima-se em pouco mais de três mil e quinhentas o número de pessoas na eminência de passar fome proximamente devido a maus resultados na época agrícola 2014/015.

Agostinho Trinta, em resposta, disse  que o governo vai estudar formas de minimizar o problema da dependência alimentar decorrente da seca prolongada.

Uma das estratégias a ser adoptada será a realização de feiras agrícolas de forma a regular tendo, os governos distritais sido orientados no sentido de organizar de quinze em quinze dias, encontros de venda de produtos alimentares e não só.

Em relação a água, o governador de Inhambane disse estar em marcha em Mabote, Funhalouro e outros distritos da província, projecto de alargamento da rede com a construção de novas fontes.

Texto de Aminosse Moises

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana