Início » Fome ameaça em Nhamatanda

Fome ameaça em Nhamatanda

Por Jornal domingo

A fraca colheita na primeira época da presente campanha agrícola pode empurrar milhares de pessoas para a fome no distrito de Nhamatanda, em Sofala. O administrador do distrito, Manuel Teixeira, citado pela Rádio Moçambique, disse que o governo distrital necessita de cerca de 1.400 toneladas de sementes diversas para apoiar os camponeses afectados pela estiagem e devastação de campos por animais bravios.
Manuel Teixeira disse ainda que o impacto da estiagem associada a queimadas descontroladas é severo. Disse haver famílias com reservas alimentares cortadas e que sobrevivem da venda de gergelim e de outras culturas de rendimento.
Referiu que boa parte das culturas agrícolas arrasadas por animais bravios estavam na fase de maturação. Aliás, esclareceu que Nhamatanda faz parte da zona tampão do Parque nacional de Gorongosa.
“Naturalmente, porque há este problema da estiagem, as comunidades vão produzindo nas zonas baixas, à busca da humidade, que é para produzir e colher na segunda época. E, lá nas baixas temos o hipopótamo que vai devastando as culturas”, explicou.
Destacou que: “os animais porque ressentem-se da falta de alimentação, na zona mais alta, também descem para as baixas e, naturalmente, encontram lá as machambas da população. E é um conflito, de facto, que não é bom para as nossas comunidades e vem agravar a nossa situação, de escassez de cereais para a população”.

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana