Opinião

Imprensa pró-governo

Como não deixaria de ser (é-me peculiar) criei um amigo em Gorongosa, nesta última expedição jornalística. Porém, ainda não nos conhecemos. Foi porque, chegado a Maputo, quis, por todos os meios procurar localizar um professor que estivesse na Escola Primária de Nhandar, antes de a região ser ocupada pela Renamo.

Localizei. Foi ele que me passou o contacto do director distrital de Educação e, mais tarde, por uma outra via, do chefe máximo provincial de tutela. Foi assim que consegui saber que ali, frequentavam, então, 301 alunos, dos quais 134 mulheres, assistidos por 6 professores.

A amizade não terminou por aqui, o jornal para o qual trabalho, solicitado por ele, chegou a Gorongosa e começou uma correspondência a valer. Falamos quase sempre ao telefone. Um dos telefonemas que recebi foi de certo modo cáustico, pois a pergunta que colocou foi:

Afinal os jornalistas que tinham vindo naquele dia eram pró-governo, de acordo com os comentaristas duma Televisão ai em Maputo? Então, meu amigo não foi sério ao explicar no seu jornal a razão da exclusão daqueles dois (da LUSA e ZAMBEZE) …

Resposta: Eles devem estar a definir pró-governo, como PROFISSIONAIS. Aqueles que dizem a verdade, segundo rezam os manuais elementares do jornalismo.

Mas quem eram mesmo, vocês?

Resposta: espere, vou buscar a lista (…). ATVM mandou Ricardo Pequenino e Rui Mucanze; a RTP enviou Pedro Martins e Gabriel Santos; a Miramar, indicou Sérgio Sitói e Cláudio Langa; a AIM (Agência de Informação de Moçambique) esteve representada por Domingos Boaventura.

Olha, amigo, todos são pró-governo?

Resposta:já lhe respondi que me parece que o conceito mudou. Mas deixe-me prosseguir: O Savana e Mediafax, tiveram no terreno, Armando Nhamtumbo;da TIM, esteve Joaquim Manhique e Linho Chavele; a RM, despachou dois repórteres, nomeadamente, Cláudio Doane, a partir da sede, em Maputo e Zenite Guimarães, da Delegação da Beira; o jornal Esquento, enviou Ângelo Mangue; o jornal notícias enviou Isaías Mutimba; Zacarias Couto, escreve paraVertical; o seu amigo, tal como falamos da outra vez, é do domingo, Carlitos Cadangue e Jorge Joaquim, da STV (Grupo Soico: quer dizer, incluindo o jornal O País e outras publicações desta sociedade). Havia mais três ligados à informação nas FDS. Não são para aqui chamados.

Mas aqueles comentaristas são jornalistas, ou não?

Resposta:São comentaristas, conforme dizes. Aliás, nem todos os comentaristas são jornalistas.

Leia mais…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo