Nacional

Filipe Nyusi empossado Presidente de Moçambique

Filipe Nyusi tomou hoje posse como Presidente da República de Moçambique, sucedendo a Armando Guebuza, que dirigiu o país por dois mandatos.

A cerimónia que teve lugar na praça da Independência, em Maputo, foi testemunhada por quatro chefes de Estado africanos (África do Sul, Tanzânia, Lesotho e Namíbia) e por Cavaco Silva, o único Presidente europeu, que esteve acompanhado pelo vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, Vices-presidentes da Guiné Equatorial, Botswana e Zimbabwe. Também assistiram à cerimónia de posse Kenneth Kaunda, o primeiro Chefe de Estado da Zâmbia, e Thabo Mbeki, antigo presidente sul-africano, entre outros.

O Presidente da República, Filipe Nyusi, disse que vai investir mais na criação de emprego para juventude, tida como maioritária, na construção de estradas, pontes e barragens, “não descansarei enquanto não ter um país sulcado de vias de acesso transitáveis e resistentes aos fenómenos naturais. Promoverei o aumento de investimentos públicos e privados à agricultura, pecuária e pesca, continuaremos a expandir a rede escolar para reduzir as distâncias percorridas pelos alunos à escola, assegurar o apetrechamento de salas de aulas em carteiras e outros materiais didáticos e melhorar a vida do professor, afirmou Nyusi”.

Por seu turno, Armando Guebuza, Presidente da República cessante, fez um balanço positivo sobre a sua governação no cumprimento da missão de combate a pobreza. “ Os investidores nacionais e estrangeiros deram uma valiosa contribuição para o crescimento económico e empresarial rural e urbano, proporcionado pelos sete milhões alocado a todos os distritos para contribuir no combate a pobreza”, disse.

Após dois mandatos na governação do país, Armando Guebuza, Presidente da República cessante, continuará na cena política, mantendo-se como presidente da Frelimo.

Idnórcio Muchanga

aly.muchanga@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo