Início » Festival “Cabeça de Velho” junta mais de 12 mil pessoas

Festival “Cabeça de Velho” junta mais de 12 mil pessoas

Por admin

Mais de doze mil pessoas poderão escalar a cidade de Chimoio, capital da província de Manica, para participar no festival turístico e cultural denominado “Cabeça de Velho”. O evento terá lugar nos dias 5 e 6 de Dezembro próximos.

 

A festa é organizada pelo governo provincial, através da Direcção Provincial de Turismo de Manica. Participarão festival vários grupos culturais onde a dança, teatro, artesanato, moda, incluindo a gastronomia “maniquence”, serão principais acontecimentos que animarão a festa durante os dois dias.

Para além de músicos oriundos de outras províncias, com destaque para Stewart Sukuma e outras figuras de peso na arena musical, o mosaico cultural da província de Manica estará representado por artista como é o caso de Djipson Mussenze, Loló, entre outros.

Falando durante a cerimónia de lançamento do festival, o director provincial do Turismo de Manica, Fredson Bacar, disse que o mesmo absorverá mais de seis milhões de meticais.

O festival pretende sensibilizar vários actores do turismo sobre a necessidade do uso dos recursos naturais e culturais, olhando para a preservação da própria natureza, tarefa que exige o envolvimento de todos. 

O director provincial de Turismo explicou ainda que a atracção de mais investimentos para a província continua a ser uma meta incontornável, daí que o festival reveste-se de grande importância, porque pode gerar receita e, consequentemente, contribuir grandemente para a economia da província.

Por seu turno, a governadora de Manica, Ana Comoane, destacou o contributo do sector do turismo para a economia da província e do país em geral, tendo feito algumas referências das potencialidades turísticas de Manica.

Disse que é tendo em conta este acervo de potencialidades turísticas e culturais que dentro do seu quadro programado, o governo provincial encara o turismo e o papel que esta indústria pode desempenhar na matriz de desenvolvimento local, como uma actividade que combina, de forma dinâmica, factores endógenos e exógenos que, correctamente aproveitados, podem proporcionar benefícios sociais económicos, ambientais e culturais.

“Com a realização do primeiro festival no sopé do monte “Cabeça de Velho”, estamos a fazer a nossa parte que é mobilizar e sensibilizar toda a população para a necessidade de respeitarmos e preservarmos o ambiente e a cultura que circunda a província, condição indispensável para fazer do turismo uma actividade sustentável”, apontou a governadora

Domingos Boaventura

mingoboav@gmail.com

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana