Início » Festas tranquilas, apesar de alguns incidentes

Festas tranquilas, apesar de alguns incidentes

Por admin

As festas no país, de uma forma geral, foram caracterizadas por uma relativa tranquilidade. Mas, semana finda, baleamentos mortais quebraram o sossego na cidade de Maputo.

 

Esta foi a apreciação feita pelo porta-voz do Comando-Geral da Polícia da República de Moçambique, Inácio Dina, que sustenta o facto pela relativa diminuição do número dos casos criminais comparativamente à passagem do ano de 2015 para 2016.

A fonte indicou que no período que decorreu de 30 de Dezembro de 2016 a 2 de Janeiro de 2017, ou seja, de sexta a segunda-feira, a Polícia foi notificada da ocorrência de 13 casos criminais, o que representa uma diminuição em dois casos comparativamente a igual período do ano passado.

Entretanto, há a destacar o facto de quatro dos 13 casos terem sido assassinatos, três agressões físicas e uma violação sexual de uma menor. Os restantes casos distribuem-se entre roubos e furtos qualificados.

DEZASSEIS MORTOS

EM ACIDENTES

Dezasseis pessoas perderam a vida nos três dias do fim-de-semana prolongado como consequência de 14 acidentes de viação e há ainda a registar 26 feridos, dentre graves e ligeiros e danificações nas viaturas envolvidas.

Dentre os acidentes, os atropelamentos, em número de sete, continuam a ser o maior tipo, seguidos de cinco despistes e capotamentos, um choque entre carros e um choque carro-motorizada.

CORRUPTORES NEUTRALIZADOS

Dois cidadãos de nacionalidade burundesa foram detidos em plenas festas da passagem do ano ao tentarem subornar membros da Polícia de Trânsito (PT) que os interceptaram a conduzir em contra-mão.

Trata-se de Stanslas Nkutsundziza e Shibo Marra que se envolveram de diferentes maneiras na tentativa de corrupção. O primeiro burundês foi interceptado pela PT a conduzir em contramão na Avenida do Trabalho, zona do Mercado da Malanga, cidade de Maputo, no dia 30 de Dezembro. Ao se ver perante as autoridades, o indivíduo tratou de colocar 1400 meticais entre a documentação que entregou ao agente. Este, por sua vez, juntou os documentos e o dinheiro e mandou algemar o prevaricador, por  tentativa de suborno, levando-o à 18.ª Esquadra da PRM, localizada junto ao Cemitério de Lhanguene, onde viu a passagem do ano atrás das grades.

Já no dia 2 de Janeiro, segunda-feira, um familiar do detido dirigiu-se à esquadra levando dez mil meticais para mais uma tentativa de suborno. Acto contínuo, o dinheiro foi juntado ao processo, como prova do crime, e este segundo burundês colocado igualmente atrás das grades.

A legalização desta detenção aconteceu no dia seguinte, estando o processo a seguir os trâmites legais.

No total recolheram aos calabouços 25 pessoas envolvidas em crimes diversos. 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana