Início » FALTA DE ÁGUA EM NAMAACHA: Velho problema que pode passar para história

FALTA DE ÁGUA EM NAMAACHA: Velho problema que pode passar para história

Por Luísa Jorge

Armando, Samson e José, adolescentes de 18, 17 e 15 anos, respectivamente, residentes dos povoados de Mafavuka e Gumbe, na localidade de Impaputo, a cerca de 22 quilómetros da vila de Namaacha-sede, são filhos de famílias distintas. Mas algo os une: “sentem na pele” o dilema da escassez de água.

 Diariamente, os três juntam-se à margem do rio Nkalatchana e tiram água para suprir as necessidades das suas famílias. Fazem-no religiosamente no final da tarde. Quando chegam à fonte, acomodam os carrinhos de mão que ficam sob controlo de um deles, enquanto os outros “arregaçam as mangas” e mergulham os pés na água e, com alguma perícia, enchem os bidóns de 20 litros que trazem nas mãos.

Apesar de novos em termos de idade, mostram já ter alguma empatia com aquele recurso natural e pouco temem o perigo que ali jaz. “Existem crocodilos, mas não chegam aqui. Brincam lá longe”, explica Samson Mabunda, de 15 anos, ao mesmo tempo que indica com o dedo na direcção de uma zona onde o rio possui alguma vegetação, debaixo da ponte Nkalatcha. Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana