Início » Fabião Ginja lança “Confidências” em livro

Fabião Ginja lança “Confidências” em livro

Por admin

Fabião Norte Ginja, enfermeiro aposentado, lançou um livro intitulado “Janela de Confidências” que integra 19 histórias de vida que marcam o seu perfil biográfico, ou seja desde a infância à fase actual com o requinte de fases diversificadas, da infância, juventude, vida académica e profissional.

A concepção estrutural, compilação dos dados informativos e o prefácio da obra foram feitos pelo jornalista Artur Saúde que também foi apresentador do livro. Nas palavras do próprio autor a preferência pela escrita do livro deveu-sepela necessidade de transmitir experiencias de vida assente na educação formal e informal que recebeu de seus progenitores e dos demais.

Segundo ele, “teve uma educação pacata, não muito diferente de outros moçambicanos que se sacrificaram e consentiram sacrifícios por outrem, mas que se tornaram também importantes para a condução das suas próprias vidas frisou Fabião Norte Ginja.

Fabião Norte Ginja acrescenta que “o livro que o leitor tem ao seu dispor circunscreve-se num fio condutor de confissões diversas baseadas nas diferentes etapas da minha vida e das diferentes contextualizações que se marcaram ao longo da minha existência. Essa linha de confissões se evidencia pelas diferentes janelas de vivência nas fases diversificadas que, simultaneamente estabelecem a estruturação temática da minha obra”.

Refere que o registo ora feito não era apenas para si como também para os outros que se interessem pelo bem pessoal e comum, “por isso decidi que as experiencias fossem importantes em transmiti-las também para outras pessoas”.

Revelou que atomada desta decisão também foi imposta pela ideia do senso comum, segundo o qual, o ser humano, manifestamente sugerido pela força divina é- lhe conferido uma missão nobre de fazer filhos, plantar uma árvore e escrever um livro.

Fiz filhos que me trazem a felicidade circunscrita no amor que mostram sempre que seja necessário. Plantei muitas árvores que me exprimiram a necessidade de conexão que deve existir entre o ser e o meio que o rodeia. Agora, coloquei-me perante o desafio de escrever um livro que complementasse o ciclo das decisões que optei tomá-las no contexto do figurino da dignidade humana. Foi por essas razões que decidi escrever este livro”, adiantou.

O lançamento do livro contou com a presença de familiares e amigos de Fabião Norte Ginja, para além de proeminentes figuras tais como do actual vice-ministro da Saúde, Mouzinho Saíde, dos antigos ministros da Saúde, Hélder Martins e Leonardo Simão e do presidente do Conselho Municipal da Matola, Calisto Cossa.

Artur Saúde

 

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana