Início » Exames só no fim dos ciclos- disse Eurico Banze

Exames só no fim dos ciclos- disse Eurico Banze

Por admin

O Porta-voz do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, Eurico Banze, revelou hoje, em Maputo, que foi eliminado o exame da 5ª classe, sendo substituído por uma avaliação final.

Eurico Banze explicou que a realização de exames na 5ª classe era transitória, uma vez que na altura o país dispunha de poucas Escolas Primárias Completas (EPC). No entanto, o objectivo actual do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano é de transformar as Escolas Primárias em “Completas”.

O novo regulamento da educação rege que no fim do primeiro ciclo há uma avaliação final, no fim do segundo ciclo há uma avaliação final, e no fim do terceiro ciclo há exame. Enquanto antes fazia-se avaliação final, exame (na 5ª classe) e exame (na 7ª classe).

As sete classes do ensino primário estão agrupadas em três ciclos: o primeiro compreende 1ª e 2ª Classes, segundo ciclo que abrange 3ª, 4ª e 5ª Classes, e o terceiro ciclo que inclui 6ª e 7ª Classes, este terceiro, é o último e a sétima classe é último do ensino primário. No entanto, estávamos a dar um exame onde poderíamos fazer avaliação final”.

Entretanto, em relação ao ensino secundário, onde os alunos passarão a realizar cinco exames, dos anteriores nove. Eurico Banze justificou dizendo que “os alunos que frequentam a 10ª classe têm 15 anos de idade e nove disciplinas para fazer exame era um exagero”. 

A entrada em vigor do novo instrumento que regula a avaliação final fará com que os alunos realizem as disciplinas obrigatórias, nomeadamente Português, Inglês e Matemática e outras duas que serão anunciados pelas autoridades do sector.

Idnórcio Muchanga

aly.muchanga@gmail.com

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana