O Governo norte-americano vai desembolsar este ano, cerca de quinze milhões de dólares para a criação dum Sistema Integrado de Gestão de Informação sobre Calamidades (SIGIC).O serviço permitirá a recolha sistemática de dados e transmissão de informação de forma atempada com objectivo de salvar mais vidas e minimizar a perda de bens da população.
Segundo o Embaixador dos Estados Unidos de América, Douglas Griffiths, esta iniciativa faz parte do projecto de adaptação às mudanças climáticas, que terá a duração de cinco anos. “O projecto está a ser desenvolvido em parceria com o Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC) e visa criar um fluxo de informação sobre os desastres naturais no país, principalmente nas zonas rurais, como forma de ajudar o Governo moçambicano na tomada de decisões para a mitigação do impacto de catástrofes”.
Num outro desenvolvimento, Douglas Griffithsdisse que o governo norte-americano disponibilizou no ano 2000 cerca de 10 milhões de dólares a mais de 115 mil famílias nas províncias de Maputo, Gaza, Inhambane, Manica, e Sofala.
Nas enxurradas que assolaram o país no ano de 2001, a USAID estabeleceu parceria com o Governo de Moçambique para implementar um sistema de aviso avançado para alertar os moçambicanos sobre desastres naturais e salvar as vidas.
Idnórcio Muchanga
aly.muchanga@gmail.com
Editado por Custódio Mugabe