Início » Estudantes homenageiam antigo professor

Estudantes homenageiam antigo professor

Por Idnórcio Muchanga

Era uma vez um menino chamado Carlitos António Companhia. Nascido na província de Nampula, fez os seus estudos primários e secundários naquele canto do país caracterizado por terras férteis e temperaturas amenas.

Terminada a sua formação secundária, rumou para a capital do país, onde deu continuidade à formação. Licenciou-se, fez mestrado e doutoramento em Linguística pela Universidade Eduardo Mondlane. Desde o ano de 2018 até o presente momento, é director do Gabinete do Reitor da Universidade Eduardo Mondlane.

Porque a sua vocação é transmitir, partilhar os seus conhecimentos, abraçou a carreira de docência com dedicação e afinco. Foi assim que pelas suas mãos passaram muitos estudantes. Estudantes que ontem olhavam para o professor como exigente, chato. Mas hoje compreendem a dimensão de quão úteis são os ensinamentos, a insistência e a exigência que durante anos lhes foram impostas pelo professor Companhia.

Em busca de uma forma de agradecimento, vários estudantes seus, de cursos e anos diferentes, juntaram-se e decidiram homenageá-lo. Produziram um cartaz/panfleto que ostentava a sua fotografia e com as seguintes escritas: “Os seus ensinamentos foram muito mais do que conteúdos do currículo. Consigo aprendemos coisas importantes sobre a vida. Você é um verdadeiro ‘mestre’. O senhor educa com mestria. O senhor é uma inspiração, um exemplo a seguir. Obrigado, ‘khanimambo’, ‘maita bhassa’”. Leia mais…

TEXTO DE FREDERICO JAMISSE
frederico.jamisse@snoticicas.co.mz

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana