Início » Estudantes da ex-RDA regressam à Escola de Amizade

Estudantes da ex-RDA regressam à Escola de Amizade

Por Jornal domingo

TEXTO DE BENJAMIM WILSON

BENJAMIM.WILSON@SNOTICICAS.CO.MZ

Desta vez não é para ir estudar, como ocorreu em 1982, quando um grupo de 899 crianças, com idades compreendidas entre 12 e 14 anos, por força de uma directiva governamental, rumou até à ex-República Democrática da Alemanha (RDA) para formação técnico-profissional.

O regresso à escola que os acolheu, passados 41 anos, será feito por pelo menos 23 integrantes nacionais que pretendem reconstituir os momentos lá vividos. Espera-se, ainda, que se juntem à iniciativa antigos estudantes idos da África do Sul e de outros cantos do mundo.

Para o efeito, no dia 22 de Julho corrente, parte do grupo esteve reunido no distrito de Marracuene, província de Maputo, com a finalidade de preparar o retorno à província de Magdeburg, na Alemanha, no âmbito da celebração dos 40 anos de existência do estabelecimento de ensino que muito bem conhecem e frequentaram. A deslocação está agendada para a próxima sexta-feira, dia 11 de Agosto.

No programa consta a organização de um seminário pelos estudantes que residem na Alemanha, com o objectivo de avaliar a formação e a situação dos antigos alunos.

Recorde-se que, há quatro décadas, a deslocação das crianças, na altura com o nível da quarta classe, fez parte de um processo liderado pelo Ministério da Educação, em consonância com os respectivos encarregados de educação. O referido grupo está indissociavelmente ligado a um período crucial da implantação do Estado moçambicano. Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana