Início » Escola de Chibuto gradua primeiros empreendedores

Escola de Chibuto gradua primeiros empreendedores

Por admin

A Escola de Negócios e Empreendedorismo da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) em Chibuto, província de Gaza, graduou sexta-feira última os seus primeiros 108 empreendedores dos

 cursos de Licenciatura em Agro-Negócios, Comércio, Finanças e Gestão e Liderança, cuja cerimónia foi presidida pelo Primeiro Ministro, Alberto Vaquina.

Vocês estão munidos de competências para criar o vosso próprio emprego e para outros”, disse Alberto Vaquina, dirigindo-se a este primeiro grupo de licenciados da Escola de Negócios e Empreendedorismo de Chibuto.

Esta instituição da UEM foi criada em 2009, como forma de responder às potencialidades que a província de Gaza possui em matéria de actividades de desenvolvimento económico.

Vós sois os futuros empreendedores e futuros empresários”, referiu o Primeiro Ministro, sublinhando que a missão do Executivo moçambicano é de facilitar todo o exercício económico que visa lutar contra a pobreza. “Vocês estão munidos de instrumentos que vos permitirão identificar e transformar as oportunidades de negócio em riqueza efectiva”, realçou.

O Reitor da Universidade Eduardo Mondlane, Orlando Quilambo homenageou, por sua vez, os percursores desta instituição que logo na primeira hora aceitaram os desafios. “Primeiro eram docentes estagiários com o nível de licenciatura e sem condições de trabalho. Mas hoje os frutos estão aqui à vista”, enfatizou Quilambo, tendo de seguida afirmado que a instalação da instituição na província de Gaza foi em reconhecimento de Eduardo Mondlane patrono da instituição.”Esta é a terra que o viu nascer”, referiu o reitor.  

Num outro desenvolvimento, Quilambo reconheceu que a sua instituição está aquém de responder ao elevado número de candidatos que procuram espaço no ensino superior e por isso chamou atenção aos novos graduados:

Não se envaideçam perante aqueles que não tiveram oportunidade de estar aqui convosco. Sejam honestos e humildades no vosso trabalho”.

  A Escola de Negócios e Empreendeidorismo de Chibuto graduou 108 licenciados dos quais 38 em Agro-Negócio, 24 em Comércio, 27 em Finanças e 29 em Gestão e Liderança.

ESTAMOS PRONTOS PARA OS DESAFIOS”

Alguns graduados entrevistados no fim da cerimónia disseram que estavam à altura de responder às necessidades do país. “Estamos prontos para os desafios”, disseram.

Valentim Macuácua licenciado em Agro-Negócio disse que ia ajudar a transformar as oportunidades em seu redor em riqueza. “Olhando para aquilo que é a minha província, com grande potencial na agricultura, vejo que há falta de clareza neste sector. Pretendo que se crie uma cadeia de valor, de modo que os produtos cultivados tenham uma conservação, usando técnicas que são do conhecimento das comunidades”, acrescentou.

Ângela Mutombene, licenciada em Finanças, espera ser uma consultora para várias actividades que se desenvolvem no país. “Penso que estou capacitada em Gestão e Contabilidade, de modo ajudar as comunidades a exercer sua actividade de forma organizada”, realçou.

Simião Macarringue também formado em Finanças compartilhou a opinião da sua colega, acrescentando que estava munido de instrumentos para saber identificar as oportunidades de negócios. “Daí que irei assessorar qualquer sector que realiza uma actividade económica”, sublinhou. 

Pedro Mucavele 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana