Início » Erosão ameaça “engolir” casas no bairro Albasine

Erosão ameaça “engolir” casas no bairro Albasine

por Idnórcio Muchanga

Quando a chuva cai é sempre motivo de alarme e preocupação para os moradores de alguns quarteirões do bairro Albasine, na cidade de Maputo. A falta de valas de drenagem das águas pluviais causa erosão, ameaçando destruir habitações e outras infra-estruturas sociais e económicas. Quem passa por este bairro depara-se com enormes crateras que aumentam a cada época chuvosa.

Os moradores tentam combater o fenómeno recorrendo a sacos de areia, pedras e pneus, no entanto tem sido um trabalho em vão. A fúria da água tem deitado abaixo todos os esforços dos moradores. Sempre que chove as ruas ficam alagadas e intransitáveis.

O jornal domingo visitou este bairro para ouvir o testemunho dos moradores sobre o drama devido à erosão. Ilda Manhiça reside no quarteirão 46, onde o cenário é alarmante. A sua casa está na iminência de desabar. Diz que o clima é de medo e insegu rança, pois sempre que chove não consegue apanhar sono porque a cova aproxima-se cada vez mais da sua casa.

No entanto, relata que nem sempre foi assim. “Esta cova foi aberta quando se construiu a Avenida ‘Dom Alexandre’. Questionámos por que fazê-lo próximo às nossas casas”. Responderam que havia um projecto de construção de uma vala de drenagem para escoamento da água, mas ‘só colocaram pedras e foram-se embora’”, afirmou. Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana