Nacional

Salário mínimo da Função Pública fixado em 3.002 meticais

O Conselho de Ministros aprovou na terça-feira passada, após uma proposta enviada pela Comissão Consultiva de Trabalho (CCT), os novos salários mínimos, a vigorarem em 2014, para os nove sectores de actividade. Os mesmos têm efeitos a partir de 1 de Abril último.

Assim, a Função Pública que incorpora o maior número de funcionários coube uma percentagem de oito por cento, fixando o salário em 3.002 meticais. De referir que desde 2010 a está parte o aumento salarial na Função Pública varia de seis a nove por cento, pelo que era pouco crível que o actual aumento fugisse desses indicadores.

O chamado primeiro sector de actividade que engloba as áreas de agricultura, pecuária, caça e silvicultura teve um dos incrementos mais expressivos de reajuste salarial de 2014 na ordem dos 20 por cento, fixando o salário em 3.010 meticais.

O sector das Pescas teve um incremento na ordem dos 11 por cento para os diferentes subsectores nele incorporados, nomeadamente, pesca industrial, semi-industrial e pesca de kapenta, fixando-se em 3. 167 meticais.

A Indústria Extractiva e Transformadora subdividido em grandes indústrias, pedreiras e areeiros continua a registar subidas assinaláveis mercê do “boom” dos recursos minerais, pelo que teve um aumento de entre 12 a 15 por cento passando o salário para entre 4.400 e 5.350 meticais.

O quinto sector de produção, distribuição de electricidade, gás e água usufruiu de um aumento na ordem dos 16 por cento passando o salário mínimo para 4.768 Meticais, enquanto o sexto sector, o da construção teve um aumento de 13 por cento estabelecendo o salário mínimo em 3. 953 Meticais.

Os serviços de actividades financeiras e não financeiras tiveram um aumento de 9,5 e 10,5 por cento fixando o actual salário em 7. 465 e 4. 402 Meticais respectivamente.

Entretanto, o secretário-geral da Organização dos Trabalhadores Moçambicanos (OTM) Central Sindical, Alexandre Munguambe, falando no acto do lançamento da semana comemorativa do 1º de Maio, Dia Internacional dos Trabalhadores, celebrado sob o lema “Exigimos o Exercício da Actividade Sindical na Função Pública”, reconheceu que os salários continuam baixos, no entanto, afirmou que tudo tem feito no sentido de melhorar as condições da massa laboral.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Veja Também
Fechar
Botão Voltar ao Topo