A Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH) irá vender dois milhões de gigajoules de gás à Electricidade de Moçambique (EDM) destinados a produção de energia eléctrica na Central Térmica de Ressano Garcia (CTRG), por um período de dois anos (2015/17) renováveis.
O acordo surge à margem da assinatura de entendimento entre as duas empresas ontem em Maputo, visando o fornecimento de gás natural para gerar energia no sul de Moçambique.
O contrato foi rubricado pelo Presidente do Conselho de Administração (PCA), Nelson Ocuane, e pelo Administrador Comercial, Tavares Martinho, em representação da ENH, e pelo PCA da EDM, Gildo Sibumbe, e o seu Administrador de Produção e Operador de Mercado, Carlos Yum.
A ENH e a EDM, ambas empresas públicas, têm trabalhado na viabilização dos projectos de desenvolvimento no país. Com efeito, a EDM é o maior consumidor, em termos de volume de gás, do projecto da Rede de Distribuição de Gás no Norte de Inhambane, operado pela ENH.
A EDM constitui um cliente estratégico do projecto da Rede de Distribuição de Gás de Maputo e Marracuene, inaugurada em Setembro último pelo Presidente da República, Armando Guebuza, e que agora se encontra na segunda fase de implementação.
Idnórcio Muchanga