Sociedade

Estrada Nacional 260 vai mudar a vida do distrito

Mossurize é um distrito a sul da província de Manica. Localiza-se a 235 quilómetros da cidade de Chimoio. Tem uma extensão de 5.800 quilómetros quadrados. A população está estimada em 263 mil habitantes. A sua sede distrital chama-se Espungabera. domingo esteve lá.

Mossurize faz limite a Norte com distrito de Sussundenga, na parte Sul com a República da África do Sul, a Este, com o distrito de Machaze, e a Oeste, com a República do Zimbabwe.

 Na área social são visíveis os avanços registados nos últimos anos. A rede sanitária aumentou, isto é, o distrito contabiliza agora dez hospitais contra oito até (2011/2012) Estabelecimentos de ensino são 95, sendo que dois são de nível secundário.

O distrito é robusto no sector agrícola devido as sua condições agro-climatérica, o que o torna um dos principais celeiros da província. Ali produz-se um pouco de tudo desde cereais até leguminosas: milho, mapira, feijões e frutas diversas. Nas culturas de rendimento destacam-se o chá, tabaco, gergelim e algodão. Grande parte da produção é vendida no vizinho Zimbabwé, devido à falta de mercado local.

A estatística do sector de Actividades Económicas indica que na campanha agrícola 2013/14 houve produção abundante. Para a presente campanha agrícola foi cultivada uma área de aproximadamente 160 mil hectares onde se espera obter 385 mil toneladas de culturas diversas. Neste processo estiveram envolvidas mais de 4 mil famílias camponesas.

Entretanto alguns espinhos ainda impedem o desenvolvimento pleno da produção na região. Exemplo disso é a falta de uma fábrica para o processamento de chá em Mossurize apesar dos esforços encetados pelas autoridades locais para a materialização desse objectivo.

Já no sector da construção civil as coisas correm as mil maravilhas. A edificação de residências com recurso a material convencional está a ganhar outro ímpeto. Viver em casa de alvenaria já não é novidade para muitas pessoas. Até a bem pouco tempo habitações melhoradas eram contadas a dedo. Assim: uma….duas…três…quatro. Há também uma tendência para a melhoria das vias de acesso. Algumas estão sendo erguidas de raiz.

Os meios de transportes são outros reflexos da melhoria da vida. Elevado número de bicicletas, motorizadas e viaturas de luxo, embora, estas, estampadas com matrícula estrangeira (África de Sul e Zimbabwe) circulam pelas quatro principais ruas da vila de Mossurize.

Homens, mulheres e crianças, de todas idades, apresentam-se bem trajados. Há, também, mais estabelecimentos comerciais a nascer. As três companhias de telefonia móvel que operam no nosso país também estão lá presentes permitindo, por conseguinte, que a população se comunique com o mundo, gesto este inimaginéval há sensivelmente três/quatro anos.

ACESSO AO DISTRITO AINDA É PROBLEMA

Entrar por via terrestre em Mossurize é o principal constrangimento do momento. As duas estradas que permitem chegar à vila sede distrital, quer via Machaze assim como Sussundenga estão literalmente degradadas. A única alternativa é a Estrada Nacional Número 260, em processo de asfaltagem. Com esta obra de grande engenharia, adivinham-se dias melhores nos próximos anos.

Aliás, as obras decorrem a ritmo satisfatório. Quase 70 por cento já beneficiou de trabalhos que estão a ser desenvolvidos pela empreitada portuguesa Mota Engil, que assegurou que a mesma será entregue dentro dos prazos acordados pelo governo (Dezembro-2014). A Mota Engil mobilizou maquinarias de grande porte, recursos humanos e materiais ao longo da via.

Alguns residentes que conversaram com domingo não esconderam a sua satisfação pelo trabalho que está a ser feito na EN260. Noé Manuel Mapossa, comerciante, pouco mais de 50 anos de idade, residente em Mossurize desde 1992, disse estar animado, porque com a estrada em condições será caminho aberto para o desenvolvimento de toda vila sede e do distrito. Aliás, o mau estado daquela via contribui bastante para o encarecimento dos produtos.

“No tempo chuvoso, a situação é mais complicada. Para ir a Chimoio fazer compras para revender são necessários dois ou três dias de viagem”, contou Mapossa.

Mapossa acredita que findos os trabalhos de reabilitação da Estrada Nº 260 os doentes que tiverem de ser transferidos ou evacuados para o Hospital Provincial de Chimoio poderão chegar a tempo e horas para assistência médica, o que por estes dias nem sempre tem sido possível devido ao mau estado da estrada.

Mery Moyana, residente em Espungabera há 25 anos, disse que deixou de fazer negócios porque lhe saía muito oneroso viajar para Chimoio.

Só de transporte gastava aproximadamente mil meticais, para além de alojamento e outras despesas. Doía mais no tempo chuvoso, porque passava noites na estrada. O negócio não compensava”, declarou.

O administrador do distrito de Mossurise, Gilberto Canheze, realçou que a asfaltagem Estrada Nacional Número 260 vai “ ressuscitar” a esperança da população daquela região que durante anos esperou por aquela infra-estrutura de grande importância socioeconómica.  Canheze explicou que Mossurize detém potencialidades que precisam de ser exploradas. Mas as vias de acesso sempre foram o principal problema que retraía os investidores e exploradores de diversas áreas de actividade.

A governadora da Província de Manica, Ana Comoane, também de visita ao distrito, disse  ter ficada impressionada com o rápido desenvolvimento de Mossurize. Comoane sublinhou que o seu executivo está feliz com os níveis de reembolsos do Fundo Distrital de Desenvolvimento, vulgo sete milhões de meticais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo