Início » Energia está mais cara

Energia está mais cara

Por Idnórcio Muchanga

A Electricidade de Moçambique aumentou na última sexta-feira a tarifa de energia eléctrica para os consumidores de Baixa Tensão, nomeadamente aqueles que se encontram nas categorias de Tarifa Doméstica, Agrícola e Geral.

Para o efeito, aquela empresa alega que pretende fazer face às alterações das variáveis macro-económicas que podem pôr em causa a estabilidade financeira da empresa e garantir a continuidade dos seus projectos de expansão da rede.

Com efeito, os consumidores da Tarifa Doméstica passam a pagar mais 1.49 meticais por cada kiloWatt hora (kWh), os da Tarifa Agrícola devem pagar mais 0.94 meticais e os gerais deverão pagar mais 2.95 meticais por kWh.

No que se refere aos consumidores da Tarifa Social, que são aqueles que usam a energia até um máximo de 125 kWh por mês, a EDM não procedeu à alterações.

Dados disponíveis indicam que estes vão continuar a pagar 1.07 meticais por kWh uma vez que a EDM entende que precisa “assegurar a protecção das camadas mais desfavorecidas e de baixa renda”.

Porém, os consumidores do regime pré-pago colocados na Tarifa Doméstica, ou seja, que usam até 300 kWh estão a pagar 8.44 meticais por cada kWh desde a passada sexta-feira contra os anteriores 6.63 meticais pela mesma quantidade.

Leia mais…

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana