Empresários indonésios manifestaram solidariedade às populações afectadas pelas cheias e inundações no país, através da entrega de donativos à Primeira-Dama da República, Gueta Chapo, destinados às famílias actualmente acolhidas nos centros de acomodação.
O gesto foi anunciado hoje à imprensa pelo representante da empresa Buzi Care Hidrocarbons, Fachrizal, após o encontro com a Primeira-Dama.
Falando aos jornalistas, o representante começou por contextualizar a presença da delegação no país, explicando que se tratava de uma empresa proveniente da Indonésia, com operações em Moçambique, particularmente nas áreas de Buzi e Machanga, na província de Sofala.
O empresário disse que a situação vivida nas zonas afectadas pelas cheias motivou profundamente a iniciativa solidária da empresa. “Portanto, estamos muito, muito tristes ao ver o que está acontecendo na região em relação às cheias”.
O donativo entregue é constituído por diversos produtos alimentares não perecíveis, destinados às populações que perderam bens e meios de subsistência em consequência das cheias e inundações, e que se encontram temporariamente instaladas nos centros de acomodação.
O representante manifestou ainda esperança na recuperação das comunidades afectadas. “Esperamos que este desastre natural seja superado, que passe, e que a vida das pessoas afectadas continue normalmente”.
Entretanto, ainda hoje, a Primeira-Dama da República despediu-se do centro de acomodação instalado no Instituto Industrial e Comercial da Matola, onde pernoitou, explicando que deixou o Palácio para estar junto da população.
“Estamos juntos nesta luta, o governo está atento, está a resolver as preocupações, a mamã Gueta está aqui, o sofrimento das nossas mulheres, das nossas crianças também é nosso, e não poderíamos ficar distantes da nossa população”.

