O Presidente da República, Daniel Chapo, garantiu hoje que a Estrada Nacional Número 1 ( N-1) poderá ser restabelecida dentro de uma a duas semanas.
Daniel Chapo, que falava na abertura da II Sessão do Conselho de Ministros, que decorre na cidade de Xai-Xai, em Gaza, explicou que com a redução da água foi possível constatar-se seis cortes ao longo da estrada sendo que o empreiteiro está já a trabalhar com vista a colmatar o problema.
“O empreiteiro está no terreno. Eram seis cortes. Só foi possível ver depois das águas baixarem, que é o que viemos fazer aqui em Gaza”, começou por explicar e continuou: “o empreiteiro já conseguiu reparar o primeiro corte. O segundo terminou ontem. Estamos agora no terceiro. E temos certeza que daqui há sensivelmente uma ou duas semanas, no máximo, nós vamos restabelecer a ligação na N-1, porque mesmo enquanto as águas galgaram a estrada, o empreiteiro já estava lá a descarregar, tudo o que for necessário para, o mais rápido possível, restabelecer a circulação rodoviária na nossa espinha dorsal para o desenvolvimento do país”.
Sublinhou que a presença do Governo em Xai-Xai, é para aferir, em bloco no terreno, os danos que foram causados pelas cheias e inundações.
“Esse é o nosso objetivo principal. Fazer a análise aqui no terreno e depois nos deslocarmos para a baixa de Chibuto, de Xai-Xai, iremos também escalar Chókwè e Guijá que são os pontos principais”.

