TEXTO DE ÂNGELA FONSECA
Em Nampula, há cada vez mais mulheres que buscam soluções empreendedoras como forma de se livrarem da dependência económica ou para se tornarem auto-suficientes diante dos desafios do quotidiano.
Elas encontraram na criatividade e na persistência o caminho para alcançar a autonomia e contribuir para o desenvolvimento económico da província. A terceira edição da Feira Expo Mulheres, realizada de 2 a 5 de Outubro na cidade de Nampula é o reflexo desse movimento, um evento que reuniu em Muahivire cerca de 160 participantes das 50 inicialmente previstas.
Ancha Marinha, 36 anos, artesã há cinco anos, é uma das protagonistas da iniciativa. A jovem dedica-se à produção de roupas para recém-nascidos,com base em croché e tecido.
Marinha decidiu apostar na sua arte, depois que enfrentou dificuldades para ter acesso ao mercado de emprego. Hoje, as suas peças, costuradas com paciência e delicadeza, representam, não apenas uma fonte de renda, mas também a realização de um sonho pessoal.
Para Ancha, a participação nas feiras têm sido uma grande oportunidade para expandir os seus serviços, uma vez que consegue vender mais e alcançar novos clientes nesses eventos do que quando trabalha apenas em casa ou no ateliêr. Além das vendas, considera esses encontros uma forma de aprender com outras empreendedoras e fortalecer a união entre mulheres que, como ela, acreditam na força da acção e criatividade. Leia mais…

