Início » EMATUM apresenta oportunidade de negócio aos empresários

EMATUM apresenta oportunidade de negócio aos empresários

Por admin
A EMATUM – Empresa Moçambicana de Atum, realizou na última quinta-feira, no Porto de Maputo, um jantar de lobbie para apresentar oportunidades de negócios ao empresariado nacional. O evento contou com a presença do Ministro do Mar, Águas Interiores e Pescas, Agostinho Mondlane, accionistas e membros do conselho de administração da EMATUM, empresários e Presidente do CTA, Rogério Manuel.

Durante o evento, a Directora Geral da EMATUM, Cristina Matavele, apresentou a estrutura de empresa e o respectivo volume e oportunidade de investimento do empresariado nos vários domínios.
Classificando-a como líder na pesca no país, Matavele disse que a empresa é uma fonte de emprego para cidadãos moçambicanos, assim como pilar no desenvolvimento
sócio-económico de Moçambique.
“Fazer a EMATUM crescer é realizar o sonho de toda uma nação. E isso só será possível se todos cooperarmos e fizermos a nossa parte. Temos disponíveis serviços na área de recrutamento, formação. Apelamos aos empresários para que invistam nessa área”, persuadiu Cristina Matavele.
A Directora da EMATUM referiu-se ainda aos serviços de alimentação para os tripulantes, cooperação na tecnologia de transmissão de experiências, energia ( constituída por combustível e electricidade), área do ambiente e processamento do atum e derivados.
“ Em termos de materiais de equipamento, temos a questão de artes de pesca.
Nós pescamos com anzol. O palangre usa anzol e neste momento estamos a fazer importações dos Estados Unidos, China, Coreira e, levamos algum tempo. A EMATUM queria
cingir-se no seu business que é pescar o atum”, disse Cristina Matavele.
Ela acresceu que para tal gostariam de ter a cooperação com empresários que fossem buscar materiais como utensílios, pirotécnicos, coletes, salva-vidas equipamento de protecção individual.
No presente momento, as embarcações não necessitam de manutenção. Mas brevemente, as primeiras embarcações poderão necessitar de manutenção, uma área de serviços também disponível para o empresariado nacional. Serralharia industrial, sistema de frio, hidráulica e docagem são outras áreas que caressem de intervenção dos empresários moçambicanos.
“Precisamos de lavandaria para os equipamentos, rotas de transporte, saúde para os membros das tripulações, serviços aduaneiros, fornecimento da isca, são serviços
disponíveis. Nós pescamos com a lula ilex argentino que não temos na nossa costa. E estamos a importar da Argentina e Venezuela. Precisamos também de produtos de higiene, entre outros”, explicou Matavele.
É UM MARCO IMPORTANTE PARA O EMPRESARIADO – Rogério Manuel, Presidente do CTA O Presidente da CTA – Confederação das Associações Económicas que co-organizou o encontro para apresentação das oportunidades, considerou o evento, um marco importante para o empresariado nacional.
“Estamos convictos da importância deste encontro e que as informações aqui partilhadas e a interacção dos vários convidados, abre caminho para que as empresas interessadas e com destaque para as pequenas e médias empresas que constituem o motor para o crescimento económico e desenvolvimento do país, possam tirar melhor proveito das oportunidades existentes neste sector”, disse Rogério Manuel.
QUEREMOS MAXIMIZAR A PESCA DO ATUM
– Agostinho Mondlane O Ministro do Mar, Águas Interiores e Pescas, Agostinho Mondlane afirmou durante o evento que o atum é um dos recursos pesqueiros mais importantes
e a sua demanda tem crescido continuamente. “Em 2010, a sua captura totalizou 4,34 milhões de toneladas, correspondentes a cerca de três biliões de dólares. O Oceano Índico contribuiu com 24% desta produção, sendo a segunda zona de pesca de atum mais importante do mundo. E Moçambique é responsável pela captura de 80% da captura do atum no Oceano Índico”.
Mondlane disse que foi tendo em consideração esta realidade e com parte da implementação do plano director das pescas, 2010-2019, que o Governo de Moçambique avançou com o plano estratégico de desenvolvimento da pesca do atum. “As potencialidades deste recurso poderão elevá-lo a uma das principais pescarias de Moçambique.
Quer do ponto de vista do emprego que irá proporcionar, segurança alimentar e nutricional, bem como para elevação da renda e contribuição na economia”.
O QUE É A EMATUM?
EMATUM – é uma Empresa Moçambicana de Atum que começou suas operações em 2013.
O objectivo da sua criação é o de fazer a pesca do atum e de outros recursos pesqueiros que abundam nas águas territoriais de Moçambique para comercialização no mercado nacional e internacional.
Para materializar a finalidade da sua criação, a EMATUM já tem disponíveis no país dezoito embarcações para pesca, denominadas Pelamis. Esta frota é parte de um total de vinte e quatro barcos, sendo vinte um atuneiros e as restantes três embarcações para o apoio.
Presentemente, a EMATUM conta com cerca de cento e oitenta trabalhadores. Em termos de tripulação, vai gradualmente deixando de depender de externos, passando a usar tripulantes nacionais.
Os Pelamis já se fizeram ao mar e os primeiros resultados da pesca serviram para o contributo da EMATUM em jeito de responsabilidade social, oferecendo atum aos doentes do Hospital Geral José Macamo, e ao Orfanato Casa da Alegria, localizado no bairro Hulene B.
O atum é rico em proteínas e tem vitaminas B,D e E. É considerado um dos alimentos de origem animal com maior valor nutricional. É rico em nutrientes e pobre em calorias e fonte de Magnésio, Fósforo, Cálcio e Omega3. Entre os benefícios do atum encontra-se a prevenção de Osteporose e envelhecimento precoce, tensão arterial, o fortalecimento de sistema imune e a redução do colesterol, assim como a redução do impacto do enfarte cardíaco.

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana