Início » EM MAPUTO: Imundície toma conta de centros de saúde

EM MAPUTO: Imundície toma conta de centros de saúde

Por Abibo Selemane

A falta de higiene nas casas de banho e acumulação de lixo hospitalar em centros de saúde, particularmente distribuídos nas cidades de Maputo e Matola, inquieta cidadãos que procuram o atendimento mé dico naquelas unidades, assim como os que vivem ou desen volvem negócio nas imediações.

Esta situação não agrada os utentes, visto que uma das consequências temíveis da acumulação de resíduo hospitalar é a possibilidade de con taminação devido à presença de materiais potencialmente perigosos, como resíduos infectantes, cortantes, entre ou tros.

A Reportagem do domingo visitou, há dias, os centros de saúde da Machava e do Albazine, respectivamente nos municípios da Matola e Mapu to, onde constatou juntos dos utentes, entre doentes e acom panhantes, cenário revoltante e desolador.

É que, segundo relatos no local, a falta de recolha de resíduos hospitalares e a imundície nas casas de banho naquelas unidades sanitárias arrasta-se desde princípios do presente ano. Neste momento, contam-se 28 centros de saúde na cidade de Maputo que não fazem a recolha deste material infec cioso, de acordo com dados disponibilizados pela directora municipal de Saúde na cidade de Maputo. Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana