YTEXTO DE SABEL JEREMIAS
Três pessoas da mesma família, nomeadamente pai e dois filhos menores, perderam a vida durante o manuseio de um recipiente contendo gasolina, no posto administrativo de Penhalonga, povoado de Nhamachato, distrito de Manica.
Testemunhas ouvidas pela nossa reportagem indicam que o incidente ocorreu no interior da residência das vítimas, no momento em que o pai pretendia vender gasolina a um cliente na mesma altura em que a esposa encontrava-se no mesmo local a cozinhar com recurso a carvão vegetal.
Conta-se que ao aproximar o recipiente que continha gasolina na área onde havia fogo, deu-se uma explosão de grande intensidade que provocou queimaduras graves nos que se encontravam no local.
“O pai perdeu a vida no local, uma das crianças faleceu a caminho da unidade sanitária e a terceira vítima perdeu a vida no Hospital Provincial de Chimoio”, explicou Dumissar Mateus Phonda, parente próximo das vítimas mortais.
A fonte acrescentou que a esposa do falecido e outras pessoas presentes contraíram ferimentos ligeiros e receberam assistência médica.
Por sua vez, Alice Laisson, outra familiar, lamentou o sucedido, referindo que uma das vítimas era estudante e encontrava-se naquela residência a passar férias escolares.

