TEXTO DE ISABEL JEREMIAS
O Secretário de Estado na província de Manica, Lourenço Lindonde, conferiu posse, na manhã desta quinta-feira, na cidade de Chimoio, a Meque Madoda, para o cargo de Secretário Executivo do Gabinete Provincial de Combate ao SIDA (GPCS).
Durante a cerimónia de tomada de posse, Lindonde manifestou expectativas positivas quanto ao desempenho do novo dirigente, de quem espera um maior dinamismo e intervenção no sector para o reforço das acções de prevenção e combate ao HIV e SIDA na província.
“Queremos que o sector se torne mais activo e interventivo na educação da sociedade, sobretudo no que respeita à prevenção do HIV entre adolescentes e jovens, considerados a nossa principal janela de esperança”, afirmou o Secretário de Estado.
Na ocasião, Lindonde apelou ainda ao recém-empossado para intensificar a sensibilização das comunidades sobre os riscos associados a comportamentos de risco, bem como para desencorajar práticas de discriminação e estigmatização contra pessoas que vivem com HIV.
O governante sublinhou a importância do trabalho articulado com líderes comunitários, religiosos e outras figuras de referência social, que, segundo afirmou, desempenham um papel determinante na mobilização das comunidades para a prevenção da pandemia do SIDA.
Madoda exercia funções de Médico Chefe distrital em Báruè e substituí Admira Chitsumba, actual Administradora do distrito de Vanduzi.
No mesmo acto, tomaram igualmente posse Cristina Américo Augusto e Inês Arrone Jassinau, nomeadas para os cargos de secretárias permanentes distritais, cujos distritos de afectação ainda não foram anunciados.
Houve também lugar para a tomada de posse de novos quadros dos Serviços Provinciais de Assuntos Sociais (SPAS) em Manica. Marcelino Languiton assumiu o cargo de chefe da Repartição de Recursos Humanos, Luísa Arrone foi empossada como chefe da Repartição de Administração e Finanças, enquanto Matias Zumbulane passou a exercer as funções de chefe da Unidade de Controlo Interno.

