Início » EM MANICA: Emissora da RM procura parceiros para projectos

EM MANICA: Emissora da RM procura parceiros para projectos

Por Jornal domingo

A emissora provincial da Radio Moçambique (RM), na província de Manica, pretende viabilizar um vasto conjunto de projectos, dentre as quais destacam-se o aprimoramento da escola de formação de jovens em jornalismo básico e elementar, a instalação de repetidoras de sinal em Frequência Modelada (FM) nos distritos, bem como a promoção da parada de música local, intitulada “Ngoma Dzomanica”.

De acordo com a delegada da RM, Verônica Silvestre, estes projectos visam fortalecer a actuação da estação e incrementar a sua capacidade financeira, o que poderá permitir que produza receitas próprias e reduza a dependência do Estado.

Verônica Silvestre sublinhou que a viabilização destes projectos é possível com a intervenção de parceiros e geração de renda suficiente para as despesas necessárias para o seu desenvolvimento.

Referiu ainda que, actualmente, a emissora enfrenta desafios significativos devido à escassez de recursos, o que tem impedido a execução dos planos desenhados. “Nós temos uma visão holística de actividades a realizar, mas não temos recursos financeiros para colocá-las em andamento”.

Verônica está em negociações com um dos potenciais parceiros, a Solidar Suisse, tentando buscar e assegurar patrocínios e financiamento que possibilitem a continuidade de formações de jovens na área de jornalismo e a instalação de repetidoras.

Dos 12 distritos que a província de Manica possui, apenas três dispõem de antenas repetidoras, o que limita a qualidade do sinal e o alcance da transmissão de conteúdos da RM.

“Temos muitos planos em carteira, mas a falta de dinheiro trava os sonhos que temos para a sua concretização. Estamos em busca de parcerias que nos ajudem a realizar os nossos projectos.

A implementação dessas iniciativas poderá permitir que a emissora provincial funcione adequadamente e diminua o esforço do Estado na canalização de fundos”, explicou Verônica Silvestre.

Além disso, a delegada da RM em Manica disse estar determinada nos projectos da digitalização do sistema de radiodifusão, saindo do modelo analógico para o digital de modo a acompanhar a evolução tecnológica e as novas dinâmicas do sector.

Segundo a gestora da RM em Manica, esta transformação é uma importante estratégia para modernizar a emissora e melhorar a qualidade dos serviços radiofónicos oferecidos à população.

A RM em Manica pretende se firmar como uma referência no campo da comunicação, bem como na promoção da cultura local.

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana